Símbolo do elemento terra, os quatro cantos do planeta. É usado para representar o plano material e sua possibilidade de realizações (bens materiais).
Círculo, símbolo do elemento Ar. Simboliza o plano mental e entidades que vibram neste elemento o plano de evolução. Entidades ligadas a Oosaalá e a linha branca (cristalina).
Triângulo, símbolo masculino representa o elemento fogo, e ao mesmo tempo um falo (pênis) apontando para cima (o cosmos).
Triângulo para baixo símbolo feminino, representa o útero, o elemento água na magia, e ao mesmo tempo uma taça (Graal). Também o plano sentimental emocional.
Meia lua ou lua crescente também é a representação do útero e do elemento água. simboliza o plano sentimental, é muito comum em pontos de sereias, pombo giras e ciganos, alguns caboclos e caboclas, entidades em geral que se ligam e atuam no elemento água.
O hexagrama é a união dos dois triângulos, o feminino e o masculino. Símbolo de equilíbrio, harmonia, a junção do que está em cima com o que está embaixo. O positivo e o negativo, luz e trevas. Positivo e negativo, Yin yang.
Pentagrama símbolo da evolução no ser humano. Evolução para o plano espiritual.Pentagrama invertido, simboliza involução ou evolução para o plano material.
A flecha ou ponteiro indica uma direção, é um símbolo fálico (phallus - pênis) também representa envio energético para a direção apontada (Norte -plano material, sul - Plano mental, leste- Plano espiritual, Oeste - Plano emocional e ancestrais, Nordeste, Sudeste...)
O tridente é um símbolo que envia energias, são os 2 pólos energéticos (positivo e negativo)e o seu ponto de equilíbrio. Este tridente acima nos diz sobre uma energia sendo manipulada para o plano superior (voltada para cima) através de elementos e energias materiais (tridente quadrado). E entidade deve estar evoluindo auxiliando os seus protegidos através de obtenção e realização material.
Este tridente nos fala que esta entidade está evoluindo através do plano sentimental (elemento água - meia lua). Dizem ser um garfo de Pomba Gira, mas também pode ser um entidade que tenha ligação com espíritos femininos e atue no plano emocional - sentimental.
Estes braços no meio apontam um para o alto e o outro para baixo, assim como o Baphomet e a letra hebraica Aleph, assim como o que está em cima é o que está embaixo. A atuação nos dois planos. A união do alto com o baixo.
Espada é um símbolo de proteção quando para cima, demonstrando que quem entrar naquele ambiente a espada está em pé esperando para luta. É Justiça divina apontando para baixo, a força divina atuando neste plano, Cruzadas estão guardando o local e o médium, é um espírito de grande proteção. Várias espadas no mesmo ponto representam uma falange grande trabalhando em conjunto na proteção. Se estiverem duas paralelas na vertical são os pilares energéticos (positivo e negativo) atuando para a direção apontada.
Também é a direção para onde a entidade caminha espiritualmente, e o que ela está fazendo na sua vida (a missão deste espírito para com você). Deve ser observada a parte que se segura, o lado para qual ela se encontra se é em descanso, ou se ela está em movimento.
O Machado é um símbolo de corte em algo, proteção quando cruzados, e Justiça quando o duplo que corta para os dois lados, representa entidades que atuam rompendo demandas, quebrando feitiços com o machado projetado astralmente.
O coração nos fala do amor, puramente. Não é bordão de cinema! Fala da força mais poderosa do universo, que cura, revigora, harmoniza, afasta as trevas. É a luz que habita no interior de cada ser, e como rosa desabrocha no interior para nos tornarmos seres mais fortes e melhores. É um símbolo comum em pontos de Oxalá (Obàtàlá), Oxum (Òsún) Yemanjá (Iyemoja). É um símbolo feminino também por ser em forma de útero e Graal, uma taça que se enche da energia mais potente do universo. E também é o símbolo do filho na trindade católica romana.
A cruz é o símbolo do nosso planeta terra e seus quatro cantos (é um símbolo quadrado - terra). Lembra a esfera de Malkuth na Qabalah (Planeta terra). Nas tradições do Kongo é o símbolo dos quatro pontos cardeais que representam as quatro fases da lua, o movimento do sol, e as quatro fases do espírito: encarnação, vida, morte (passagem / transição) e o mundo espiritual. Também são as quatro estações. É uma encruzilhada que une os caminhos e um. É o símbolo das almas