www.newindianexpress.com |
Quando no fogo da Suprema Realidade,
no qual até o mais absoluto vazio se dissolve,
os cinco elementos, os sentidos e a mente
são vertidos, usando a consciência
como colher, isso é o verdadeiro
Homa (Yajña)
-Vijñábhairava Tantra - Verso 149, p.137
Agnihotra, também conhecido como Homa ou Ajña, trata-se de um ritual do fogo, mencionado nas escrituras védica, para limpar a poluição de ambientes, espirituais
e purificar a atmosfera.
O mundo em que vivemos, com certeza está muito diferente no qual os nossos avós viveram.
Um dos fatos visíveis é a taxa de poluição resultante da emissão de gases estufa, causando danos ambientais e impactando em nossa atmosfera.
Ao falar de poluição, automaticamente lembramos da poluição do ar, água, sonora, alimentos e terra.
No entanto, em estudos e pesquisas relativos aos desastres naturais, é fato afirmar o efeito da raça humana na natureza, não limitando as consequências e negligências de parte física, a poluição mental desencadeada através de maus pensamentos, ganancia, ira, ódio, planejamento a destruição, entre outros. Essa poluição mental se propaga através do ambiente, criando uma reação em cadeia negativa, um vórtice em sua raiz, considerada a poluição espiritual do Raja-Tama, pela raça humana.
Com os avanços tecnológicos em armas biológicas e nucleares destinadas a destruição em massa, associada ao aumento do Raja-Tama na humanidade, consideramos essas ameaças como de extrema preocupação.
O QUE É O AGNIHOTRA
Enquanto o mundo busca por uma solução para a reduzir a poluição física, o ritual do fogo ou Agnihotra, descrito no Atarvaveda sagrada (11:7:9) e em detalhes no Iajurveda Samhitâ, Satapatha Brâhmana (12:4:1), já prometia reduzir a poluição espiritual e purificar a atmosfera.
As pessoas que realizam esse ritual, relatam a redução em stress, o aumento da clareza em pensamentos, a melhora da saúde em geral, aumento de energia e da amorosidade.
Acredita-se que este ritual seja bastante significativo na extinção de vícios como, drogas e álcool. Bastante conhecido como nutridor de plantas, é realizado para neutralizar a radiação de bactérias patogênicas em lavouras.
Também feito para a purificação de água e recursos e conhecido por reduzir os efeitos da radiação nuclear.
PESQUISAS SOBRE OS EFEITOS
A Fundação Espiritual de Pesquisas e Ciências (SSRF- Spiritual Science Research Foudantion), realizou uma pesquisa sobre os efeitos espirituais do ritual Agnihotra. Essa pesquisa complementa o que já conhecíamos, referente aos benefícios e alcance do ritual.
Identificou que o canto dos mantras auxilia a criar e desenvolver a emoção espiritual e a entrega total da mente.
Ao mantra-los, deve ser feito de forma correta e sonora, para que esse ressoe em todo o ambiente. A pronuncia deve ser clara e ritmica.
Os nomes "Surya, Agni e Prajapati", quando mencionados no mantra, são sinonimos para o Todo Poderoso.
QUEM PODE REALIZAR O RITUAL
A prática é bastante simples e facilmente aceitas pelo Universo. Ela pode ser realizada por qualquer pessoa. No mundo, muitas pessoas e famílias realizam esse ritual para obter benefícios. Não existe uma restrição quanto a religião, casta, idade, credo, seitas, cor, sexo enfim, é um ritual para purificação e alcance do bem para todos.
(Mulheres em período menstrual devem abster de realiza-lo)
COMO É FEITO O RITUAL
O ritual pode ser feito ao nascer e ao se por do sol, para ambos você irá precisar:
1 panela em cobre em formato de pirâmide
Pedaços de esterco de gado (orgânico, aqui vale para os animais que não se alimentam de rações industrializadas e que pastem em aragens sem venenos ou agrotóxicos).
Arroz integral
Manteiga Ghee para untar os grãos de arroz
Fósforos
pinterest.com |
Monte a pira da seguinte forma:
No centro da panela de cobre distribua pedaços de esterco de forma que fique um buraco no centro.
Distribua pequenas pilhas de arroz untadas com Ghee
Organize o local de forma limpa, segura e propícia a realizar o ritual.
Os participantes deverão estar usando roupas brancas, ter se banhado e principalmente ter lavado as mãos.
MANTRAS:
NASCER DO SOL
Suryaya Swaha, Suryaya I dam na mama,
Prajapataye Swaha, Prajapataye Idam Na mama.
POR DO SOL
Agnaye Swaha, Agnaye Idam Na mama,
Prajaoataye Swaham Prajapatye Idam Na mama.
INICIANDO
AO NASCER DO SOL
Esteja atento a hora exata em que o Sol nascerá, pois as primeiras palavras do mantra devem ser ditas neste momento.
- A oferenda deve ser feita utilizando os dedos: Polegar, dedo médio e dedo anelar da mão direita, mantida para cima, enquanto a mão esquerda é levada ao peito para conexão, lança-se ao centro do fogo a primeira parte do arroz ao terminar a palavra "Swaha", continue proferindo o mantra e após dizer: "Prajapataye Swaha", lance a segunda parte do arroz ao fogo,
- Complete o mantra e ao terminar proferindo "Prajapataye Idam Na Mama", sente-se e concentre-se com os olhos ao fogo até que todas as oferendas tenham sido queimadas.
AO POR DO SOL
Faça o mesmo preparo que para o ritual da manhã.
No exato momento em que o Sol se por, inicie o mantra para esse período.
- Oferecendo a primeira parte do arroz ao se dizer a palavra "Swaha" continue mantrando e ao proferir as palavras " Prajapataye Swaha" atire a segunda parte da oferenda no centro do fogo, ao dizer: Prajapataye Idam Na Mama, sente-se e concentre-se no fogo até que este se apague.
Desenvolva um sentimento puro e de entrega total;
Embora a oferenda dos grãos de arroz seja feita com a mão direita, a esquerda deve ser mantida no coração, criando uma conexão espiritual e rendição.
Após fazer as suas oferendas ao fogo, sente-se calmamente e tente concentrar a sua mente na energia Divina, procure descartar todos os pensamentos esvaziando por completo a mente.
O fogo deve desaparecer, não tente apaga-lo. É importante que tudo que estiver dentro da panela queime, caso isso não ocorre trate como se fossem cinzas.
As cinzas devem ser sopradas em um jardim ou descartadas em água.
RESULTADOS:
O ritual purifica a atmosfera circundante; plantas, animais, pessoas, entre outros, sendo mencionado uma área de até 60Km para o recebimento desta cura.
Protege contra doenças físicas e mentais, bem como a limpeza da poluição ambiente.
De forma sutil os efeitos irradiados pelo ritual pode afetar o emocional dos seres.
Após algum tempo da pratica, é visível notar a mudança nas pessoas, em plantas no solo que volta a ser fértil.
Também é usado para a cura, pessoas que buscam curar-se de forma física, praticam o ritual e obtém resultados em algumas semanas.
NÚMERO DE PRÁTICAS
Ideal que se faça o ritual pela manhã e ao entardecer, durante 40 dias seguidos. No entanto se você não conseguir faze-lo com sequencia, as vezes que o fizer já será de grande valia.
FONTES: spiritualresearchfoundation.org | www.soul-guidance.com | http://www.healing-haven.com