segunda-feira, 19 de março de 2018

YINDANCE - YANGDANCE



(A dança antes da dança)
O ser humano estando em movimento ou parado estará sempre apresentando uma “dinâmica pessoal, a qual é mantida pela respiração”. Esta dinâmica se dá por quatro vibrações (físico, mental, emocional e espiritual) que se movimentam e possuem densidades diferentes – como se dançassem permanentemente – como são imbricadas nos dá a sensação de acontecerem apenas na mais densa delas (o corpo físico). As outras três não são visíveis a os nossos olhos, mas perceptíveis a todos nós. Estas quatro qualidades vibracionais são: Corpo Físico, Corpo Mental, Corpo Emocional e Corpo Espiritual.
A movimentação dos quatro corpos é que determina a expressão única de cada um de nós e nos confere identidade.
Quando o aluno (a) dança sem imposição de uma técnica, sua dinâmica pessoal, se exercita, ampliando as vibrações que a (o) compõe, resultando, em expressão própria a cada aluno (a), ou seja, possibilitando que se aproprie de sua identidade. E assim sendo, apresentará ao dançar: bom-humor, liberdade e prazer. Logo, estará integrada (o) em sua “Dança” antes de dançar.
Yin = energia feminina; dance= dança = Dança do feminino e Yang = energia masculina; dance = dança = Dança do masculino.

Yindance e Yangdance têm como princípio o resgate dos movimentos naturais da mulher e do homem, perdidos através da nossa evolução social.
São atividades de Dança que tem como objetivo promover o desenvolvimento da capacidade corporal em articular-se. Sabemos que movimento é vida. E vida é movimento. E que, a possibilidade de nos movimentar bem, depende da integridade de nossas articulações. Considerando que articulando bem o físico, haverá melhora nas condições de articulação do mental, emocional e espiritual. Ocasionando ampliação de consciência como conseqüência da expressão corporal estimulada pela música.
Desta forma, reflete nas mulheres o prazer de sua feminilidade; e nos homens, confere o prazer de viver o movimento de sua masculinidade. Assim como o respeito e compreensão de estar integrada (o) com sua “porção” masculina para as mulheres e feminina para os homens complementando-os em seu SER TOTAL (entendendo que a mulher possue também um “quantum” masculino e o homem um “quantum” feminino).
Tendo a expressão total de SER bem articulada, estarão assim também, para a vida.
Obs.: Considerando Corpo Espiritual como nossa ”presença” – é “o aqui e agora”.
A Metodologia:
  • Exercícios que possibilitam ampliar as articulações corporais, considerando ao corpo um olhar holístico: corpo físico, corpo mental, corpo emocional e corpo espiritual. Visando o movimento de cada corpo.
  • Incentivo aos movimentos livres através da ressonância corporal das professoras. Estas se orientam em gráficos, para realização dos movimentos articulares; (pranchas Yindance e pranchas Yangdance).
  • Atenção à postura corporal, com referência e manutenção do eixo corporal – Alinhamento: cabeça – coluna - pés; conscientizando a importância desta verticalidade além do físico.
  • Possibilitar o corpo a expressar-se dançando em total prazer com a música.
A quem se destina: A mulheres e homens de todas as idades que queiram estar bem consigo, refletindo em seu corpo tal bem estar; resgatando suas capacidades em articular-se, através da “sua dança”.
As aulas são semanais, com duração de uma hora e meia.
As aulas são para grupos femininos e grupos masculinos. Respeitando horários diferentes.
Para terceira idade os grupos são mistos. (acima de 65 anos). Caso estejam nesta faixa de idade e queiram estar em outros grupos, é só solicitar a secretária.
É importante que as aulas sejam realizadas em grupo, pois é considerada a ressonância corporal. Mas é também respeitada a necessidade de cada aluna (o) no caso de desejar aulas particulares.
Método criado e desenvolvido por Malu Russo Damasceno – psicóloga clínica, abordagem transpessoal e corporal. Coordena o Espaço Corê, onde acontecem as aulas há doze anos.