segunda-feira, 19 de março de 2018

CARTOMANCIA e TAROLOGIA


210.2.1 - CARTOMANCIA
CARTAS COMUNS
Poucos sabem mas as cartas normais que são usadas nos jogos populares, como a “sueca”, também são usadas para práticas divinatórias.
0 descobrimento da gravação em madeira propagou por toda a Europa os jogos de cartas. Existem métodos inumeráveis para se lerem as cartas, mas citaremos apenas os mais comuns; para este jogo adivinhatório utilizam-se 32 cartas que são: ás, rei, valete, dama, dez, nove, oito e sete nos naipes de ouros, copas, espadas e paus.

NAIPE DE OUROS:
Ás: gozo, dinheiro, êxito e boas notícias, quando na posição certa; ao revés, gozo de curta duração.
Rei: homem leal e potente; ao revês, homem de boa vontade, mas cheio de contrariedades.
Dama: mulher honrada, amorosa e suscetível; ao revés, mulher zelosa e muito cortesã.
Valete: enamorado e galanteador; ao revés, embusteiro.
Dez: fortuna, êxito e honras; ao revés, debilidade.
Nove: dinheiro inesperado e triunfo amoroso; ao revés, presente de pouca importância.
Oito: solução vantajosa; ao revés, dificuldades nos empreendimentos.
Sete: amores contrariados, cobrança de uma conta esquecida; ao revés, pequeno débito coberto.

NAIPE DE COPAS:
Ás: carta amorosa e notícia satisfatória; ao revés, visita de amigo.
Rei: homem franco e leal; ao revés, homem avarento e obstáculo imprevisto.
Dama: mulher amorosa; ao revés, mulher que oferece obstáculos a um casamento.
Valete: militar, ou jovem alegre e simpático; ao revés, militar zeloso ou rejeitado.
Dez: gozo, triunfo, surpresa; ao revés, ligeira inquietação. Nove: êxito e satisfação; ao revés, temor pássaro.
Oito: triunfo no amor; ao revés, indiferença.
Sete: matrimônio e paz no coração; ao revés, angústias.

NAIPE DE ESPADAS:
Ás: carta ou notícia próxima; ao revés, notícia desagradável.
Rei: militar ou camponês perigoso; ao revés, perigo iminente, discussão com amigo.
Dama: camponesa maledicente; ao revés, danos produzidos por calúnia.
Valete: notícias mal interpretadas por um mau servidor ou militar de má conduta; ao revés, más notícias.
Dez: viagem; ao revés, má viagem.
Nove: atraso e contrariedade; ao revés, distúrbios amorosos ou de família.
Oito: proteção, êxito nos amores; ao revés, intentona inútil.
Sete: boa notícia; ao revés, tagarelice de criança.

NAIPE DE PAUS:
Ás: triunfo e prazer; ao revés, tristeza e má notícia.
Rei: homem perverso ou magistrado venal; ao revés, impotência do malvado, processo perdido.
Dama: viúva ou mulher abandonada; ao revés, mulher perigosa e equívoca que deseja casar-se novamente.
Valete: jovem de má conduta; ao revés, jovem que medita uma traição.
Dez: empresa fracassada, prisão ou desgraça; ao revés, prisão passageira ou de pouca duração.
Nove: atraso, obstáculo, morte; ao revés, perda de um parente.
Oito: doença próxima, má notícia; ao revés, matrimônio fracassado.
Sete: penas de pouca duração; ao revés, intriga sem importância.

Alguns estudiosos do tema consideram que os quatro naipes também podem ser associados aos períodos de um dia ou de uma vida, sendo atribuída a cada um deles a regência de ¼ dessas extensões do tempo. O ás de cada naipe rege a primeira semana da estação do ano a ela relacionada. O rei tem a segunda semana sob sua influência, seguida pela dama, que rege a terceira. As regências se sucedem na ordem decrescente, até o dois, que domina a última semana da estação.

Elementos - Os naipes representam os quatro elementos da natureza e os signos zodiacais a eles relacionados. Ouros, por exemplo, estão ligados ao ar (signos de Gêmeos, Libra e Aquário); Paus, ao fogo (Áries, Leão e Sagitário); Copas, à água (Câncer, Escorpião e Peixes); Espadas, à terra (Touro, Virgem e Capricórnio). Também estão associados à classificação estabelecida por filósofos a Antiguidade quanto à natureza humana: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico (hoje em dia, respectivamente, inteligência, intuição, compaixão e depressão).

Dualidade - cartas vermelhas e pretas - As cartas vermelhas são geralmente associadas às características femininas, passivas, yin; as pretas relacionam-se, em geral, às características, masculinas, ativas, yang.
 
210.2.2 - TARÔ (TAROT)
Tão antigo quanto a própria humanidade o Tarô é considerado o mais complexo de todos os inúmeros sistemas de adivinhações de que se tem conhecimento. Representa, sem dúvida, um inigualável exercício de imaginação, suscetível de infinitas aplicações, e torna possível não apenas a previsão de fatos, mas também a resolução de qualquer problema.
No seu livro O tarô ou a Máquina de Imaginar, Alberto Cousté considera que, de maneira geral, as disciplinas mânticas (do grego mantéia, oráculo, adivinhação) podem ser divididas entre as que utilizam um intermediário e as que não o utilizam. As MANCIAS sem intermediário são as mais remotas e compreendem todos os tipos de videntes e médiuns. As que incluem um intermediário subdividem-se em dois tipos: aquelas cujos intermediário não escapa ao âmbito do próprio corpo humano e as que recorrem a um objeto alheio ou referencial. Quiromancia - Estudo das linhas das mãos, partenomancia - Estudo da nuca das mulheres, para saber se ela ainda é virgem ou não. No uso de intermediários, podemos ter como exemplo a Cartomancia, cristalomancia, etc.
ORIGEM DO TARÔ:
Tarô de Mantegna, de Bolonha e de Marselha. O de Mantegna  data do século XV,  e compreende 50 cartas com fortes influencias da Mitologia Grega. Dividido em 5 séries que corresponde a supostas ordens universais.
Tarô de Bolonha, composto de 62 cartas, possui a características de não possuir nome nas cartas. Mas o mais famoso de todos, é o TARÔ DE MARSELHA que possui 78 cartas, dividido em 22 arcanos Maiores e 56 arcanos Menores. O baralho apareceu pela Europa nos meados de 1370 e 1380, suas origens se perdem. Uma das possibilidades, é de ter surgido na Itália, ao norte, no vale de Taro, daí seu nome, porém ganhou força na França, primeiro como Tarô Veneziano, e modernizou-se como Tarô de Marselha.
Chave Universal do Inconsciente Coletivo:
Eliphas Levi, ocultista de renome, disse que o Tarô é uma obra monumental, extraordinariamente forte, simples e resistente como as pirâmides. O tarô sobreviveu pela sua força, foi explorado pelo cabalistas, rosacrucianos, maçons, teósoficos.
A psicóloga Ana Matilde Pacheco, estudou profundamente o Tarô de Marselha e diz que existem 3 maneiras de ver o Tarô:
1ª) Atribuir significados fixos  a cada uma das cartas, tornando exotericamente popular, para facilitar a leitura, como fazem os charlatões, cartomantes, etc.
2ª) Atribuir combinações simples nas tiragens apenas usando os arcanos maiores (22 cartas).
3ª) A terceira, existe uma interpretação mais complexa, usando a combinação de vários ângulos, somente dos arcanos maiores,  sendo uma análise mais profunda devida a influência das cartas vizinhas aquela interpretada, formando um elo com interpretações variaveis, mas sendo dessa forma, uma comunicação com o inconsciente do consulente.
O tarô segundo Ana, pode revelar tendências futuras, principalmente com o inconsciente coletivo apregoado por Jung. Para Ana existe duas maneiras básicas de prever o futuro. Uma é o resultado das nossas estruturas psíquicas, e a outra corresponde a raríssimos momentos de transcendência das barreiras do espaço-tempo.
Uma cartomante séria, tem facilidade de ler o passado, é precisa quando diz: Você é assim e assado, trabalha em tal lugar, gosta disso, tem x filhos, tem uma pessoa y que não gosta de você, mas o futuro, já é complicado, e as vezes até dá certo, mas pela prática, sabe-se que uma cartomante, pela sua sensibilidade, capta do próprio consulente essas informações, que são demonstradas nas cartas. Essas energias inconscientes, acompanham o consulente, quem interpreta, é a cartomante, usando a ferramenta que no caso é as cartas.
As imagens do Tarô são arquetipais, são tipos humanos, vivem no inconsciente coletivo e estão dentro de todas as pessoas.

Descrição Simbólica:
Representa o poder criador do homem.Com a mão direita segura o bastão o eixo do mundo, a mão esquerda aponta para a terra, sobre a mesa o ouro, a espada, a copa, no trajar as cores vermelho, significa ação, dominio. Outros nomes: o Prestidigitador, saltimbanco, conjurador, trovador. Significados abstrados, daquele que com as mãos modifica as coisas diante do mundo visível.
O MAGO
Arcano I -  Concentração, Impulso Criador
Significados simbólicos:   
 Arcano da relação entre o esforço pessoal e a realidade espiritual. Domínio, poder, auto-realização, capacidade, impulso criador, atenção, concentração sem esforço, espontaneidade.
    O ser, o espírito, o homem ou Deus; o espírito que se pode compreender; a unidade geradora dos números, a substância primordial. Ponto de partida. Causa primeira. Influência mercuriana.

Interpretações usuais na cartomancia:
Destreza, habilidade, finura, diplomacia, eloqüência, capacidade para convencer, espírito alerta, inteligência rápida, homem inquieto nas suas atividades e negócios.


Mental: Facilidade para combinar as coisas, apropriação inteligente dos elementos e dos temas que se apresentam ao espírito.
Emocional: Psicologia materialista; tende para a busca das sensações, do vigor, da qualidade criativa. Generosidade unida a cortesia. Fecundidade em todos os sentidos.
Físico: Muita vitalidade e poder sobre as enfermidades de ordem mental ou nervosa, neuroses e obsessões. Esta Carta indica uma tendência favorável para questões de saúde, mas não assegura a cura. Para conhecer o diagnóstico é necessário considerar outras cartas.
SIGNIFICADO POSITIVO: CRIATIVIDADE, ASTÚCIA, ENERGIA.

Sentido negativo (Carta Invertida):
INABILIDADE, DISSIMULAÇÃO, MALEVOLÊNCIA.
Charlatão persuasivo, sugestivo, ilusionista, intrigante, politiqueiro, impostor, mentiroso, explorador de inocentes. Agitação vã, ausência de escrúpulos. Discussões, brigas que podem se tornar violentas, dado o vigor do personagem. Mau uso do poder, orientação defeituosa na ação, operações inoportunas. Tendência à dispersão nas ações, falta de unidade nos processos e atividades. Duvida. Indecisão. Incerteza frente aos acontecimentos.
Descrição da Simbologia:
Representada por uma mulher - princípio passivo e feminino, é a ISIS da mitologia egípcia, ligada a Osíris. É a Grã-Sacerdotisa, uma alusão a uma mulher que teria ocupado na idade média a cadeira do Papa. Significando a intuição, fecundidade - O livro em suas mãos significa o universo. Mãe, esposa celeste, senhora do saber esotérico, a Papisa ou Sacerdotisa ocupa na estrutura do Tarô o lugar da porta.
A PAPISA
Arcano II - Sabedoria o Princípio Receptivo

Significados simbólicos:
A Sabedoria, a Gnose, a Casa de Deus e do homem, o santuário, a lei, a Cabala, a igreja oculta, a reflexão.
Fala também do binário, do princípio feminino, receptivo, materno.
Mistério. Intuição. Piedade. Paciência, influência saturnina passiva.

Interpretações usuais na cartomancia:
Reserva, discrição, silêncio, meditação, fé, confiança atenta. Paciência, sentimento religioso, resignação. Favorável às coisas ocultas.


Mental: Grande riqueza de idéias. Responde a problemas concretos melhor do que a questões vagas.
Emocional: É amistosa, recebe bem. Mas não é afetuosa.
Físico: Situação garantida, poder sobre os acontecimentos, revelação de coisas ocultas, segurança de triunfo sobre o mal. Boa saúde, mas com um ritmo físico lento.
SIGNIFICADO POSITIVO: BOM SENSO, DISCERNIMENTO, SABEDORIA.

Sentido negativo (Carta Invertida):
IGNORÂNCIA, EGOÍSMO, PRESUNÇÃO.
Dissimulação, hipocrisia, intenções secretas. Mesquinharia, inação, preguiça. Beatice. Rancor, disposição hostil ou indiferença. Misticismo absorvente, fanático. Peso, passividade, carga. As intuições que traz invertem seu sentido e se tornam falsas. Atraso, lentidão nas realizações.
Descrição da Simbologia:
Simboliza a produtividade material: a natureza geradora de uma nova vida em constante atividade - União dos dois principios anteriores: ativo com passivo, consciente com inconsciente. A águia sobre o escudo é o símbolo da alma sublimada no seio da espiritualidade. A coroa com 12 estrelas representa o poder sobre o ciclo anual e zodiacal. O colar de ouro é formado por um triângulo, uma alusão da união do ativo com o passivo. O cetro na mão esquerda, revela o comando com o coração. Mãe
A IMPERATRIZ
Arcano III -Força Mediadora da Mãe
Significados simbólicos:
O verbo, o ternário, a plenitude, a natureza, a fecundidade, a geração nos três mundos.
 Sabedoria. Discernimento. Idealismo. Influência solar intelectual. É o arcano da Magia Sagrada, instrumento do poder divino.

Interpretações usuais na cartomancia:
Gravidez, criatividade, sucesso. Compreensão, inteligência, instrução, encanto, amabilidade. Elegância, distinção, cortesia. Domínio do espírito, abundância, riqueza.
Mental: Penetração na matéria por meio do conhecimento das coisas práticas. Os problemas vêem à tona e podem ser reconhecidos.
Emocional: Capacidade para penetrar na alma dos seres. Pensamento fecundo e criador.
Físico: Esperança, equilíbrio. Soluciona os problemas. Renova e melhora as situações. Poder continuo e irresistível nas ações.
SIGNIFICADO POSITIVO: FERTILIDADE, INTUIÇÃO, HABILIDADE.

Sentido negativo (Carta Invertida):
IMATURIDADE, INDECISÃO, FUTILIDADE.
Desavenças, discussões em todos os planos. As coisas se embaralham e ficam confusas. Atraso na realização de um acontecimento que, no entanto, ocorrerá.
Afetação, pose, coqueteria. Vaidade, presunção, desdém. Futilidade, luxo, prodigalidade. Deixa-se levar pelas adulações, falta de refinamento, modos
Descrição da Simbologia:
Organização, autoridade e poder - aparece sentado no trono no qual se destaca uma águia. Principio construtivo e material - a obra realizada. Na mão direita um cetro (mundo), comando com a razão, a perna cruzada representa uma cruz, os pontos cardeais, expansão do poder humano em todas direções. A coroa é símbolo da conquista e do poder. Princípio ativo (I), o princípio passivo (II) e o princípio do equilíbrio ou neutralizador (III), a quarta letra ou carta é considerada o resultado e, também, o princípio da energia latente.
O IMPERADOR
Arcano IV - Autoridade da Paternidade
Significados simbólicos:
O poder, o portal, o governo, a iniciação, o tetragrama, o quaternário, a pedra cúbica ou sua base. Proteção paternal.
Firmeza. Afirmação. Consistência. Poder executivo. Influência saturnina-marciana. Concretização, habilidades práticas, ordem, estabilidade, prestígio.

Interpretações usuais na cartomancia:
Direito, rigor, certeza, firmeza, realização. Energia perseverante, vontade inquebrantável, execução do que está resolvido. Protetor poderoso.
Mental: Inteligência equilibrada, que não despreza o plano utilitário.
Emocional: Acordo, paz, conciliação dos sentimentos.

Físico: Os bens, o poder passageiro. Contrato firmado, fusão de sociedades, situação do acordo. Saúde equilibrada, mas com tendência à exuberância excessiva.
SIGNIFICADO POSITIVO: PODER, ORGANIZAÇÃO, ESTABILIDADE

Sentido negativo (Carta Invertida):
INFIDELIDADE, VACILAÇÃO, ESTERILIDADE
Resultados contrários ao pretendido, ruptura do equilíbrio. Queda. Perda dos bens, da saúde ou do domínio sobre coisas e seres. Oposição tenaz, hostilidade preconcebida. Teimosia, adversário obstinado; assunto contrário aos interesses. Autodestruição, grande risco de ser enganado. Autoritarismo, tirania, absolutismo.
Descrição da Simbologia:
Quinto Arcano, mestre supremo da ciência e dos mistérios sagrados.Simboliza o ensino. Manto Vermelho e o branco simboliza boas intenções. A cruz de três barras significa a penetração de Deus nos 3 mundos: físico, anímico e mental. - Cada ponta da cruz em número de 7, são para 7 virtudes, que vencerão os 7 pecados capitais. Pontífice representaria o conteúdo da forma, a quintessência concebível (se bem que imperceptível), o domínio da quarta dimensão.
O PAPA
Arcano V - Transcendência, da Iluminação, da Pobreza
Significados simbólicos    
É o arcano do ato da bênção, da iniciação, da demonstração, do ensino. Lei, simbolismo, filosofia, religião.
Dever. Moral. Consciência. O Santo.

Interpretações usuais na cartomancia:
Autoridade moral, sacerdócio. Proteção, lealdade. Observância das convenções, respeitabilidade. Ensino, conselhos equilibrados. Benevolência, generosidade indulgente, perdão. Mansidão.
Busca de sentido, revelação, hora da verdade, confiança, indicações do caminho da salvação.
Mental: O Pontífice representa a forma ativa da inteligência humana, que traz principalmente as soluções lógicas. Significa também os pensamentos inspirados por um nível mais alto de consciência.
Emocional: Sentimentos poderosos, afetos sólidos, solicitude, sem cair em sentimentalismos. O Pontífice indica os sentimentos normais, tal como devem ser manifestados na vida, de acordo com as circunstâncias.
Físico: Equilíbrio, segurança na situação e na saúde. Segredo revelado. Vocação religiosa ou cientifica.
SIGNIFICADO POSITIVO: AUTORIDADE, CONVENCIONALISMO, JUSTIÇA.

Sentido negativo (Carta Invertida):
FRAGILIDADE, REVOLTA, VULNERABILIDADE.
Indica um ser desprovido de sua razão e seus instintos, na obscuridade, carente de apoio espiritual. Projeto retardado.
Chefe sentencioso, moralista estreito, rígido, prisioneiro das formalidades, metafísico dogmático, professor autoritário, teórico limitado, pregador da “boca pra fora”.
Conselheiro desprovido de sentido prático.
Problemas com saúde, indecisão, negligência.
Descrição da Simbologia:
Um homem de pé entre duas mulheres, indicando uma escolha a ser feita. A lenda de Hércules que teve que escolher entre duas mulheres: A virtude e o vício. Nas analogias geométricas, o Enamorado se identifica a estrela de Salomão, ou seja, tem claro vínculo com os triângulos entrelaçados: caminho que sobe é o caminho que desce, por Ken Wilber. Os movimentos de ascensão e de queda, personificados por Eros e Tanatos
 
O NAMORADO
Arcano VI Livre-Arbítrio
Significados simbólicos: 
Sentimento. Livre arbítrio. Maioridade. Prova. Escolha.
Encadeamento, enredo, abraço, luta, antagonismo, combinação, equilíbrio.
Matrimônio, ligação, união. Integração de ambos os sexos ao poder gerador do universo.

Interpretações usuais na cartomancia:
Decisão voluntária, eleição. Votos, aspirações, desejos. Exame, deliberações, responsabilidades. Afetos.
Mental: Amor pelas belas formas e pelas artes plásticas.
Emocional: Dedicação e sacrifícios.
É a carta da união e do matrimônio. Representa para os consulentes de ambos os sexos, também, a infidelidade; em certos casos, a iminência de uma escolha a ser realizada.
SIGNIFICADO POSITIVO: LIVRE-ARBÍTRIO, LIBERDADE, CAUTELA.

Sentido negativo (Carta Invertida):
DISPERSÃO, IMPRUDÊNCIA, INSATISFAÇÃO.
Ruptura, separação, corte, desordem. Divórcio. Prova a ser suportada. Dúvida, falta de resolução. Tentação perigosa, risco de ser seduzido. Má conduta, libertinagem. Debilidade, falta de heroísmo.
Infidelidade, maus relacionamentos, indecisão e impotência.
Descrição da Simbologia:
A figura de um jovem que comanda uma carruagem com um cetro, indica a dominação, a vitória. Cavalos significa, a força antogônica, harmonizada e dominada. O jovem é protegido, pela armadura. Na  abstração, temos a luta humano pela escolha de um caminho. Pode também lembrar um conto do ciclo mítico de Alexandre, o Grande, amplamente reproduzido desde a Antigui- dade até o Renascimento. Há autores que relacionam as rodas do Carro aos torvelinhos de fogo da visão de Ezequiel.
O CARRO
Arcano VII - Domínio, Repouso
Significados simbólicos
Contemplação ativa, repouso. Vitória, triunfo.
O setenário sagrado, a realeza, o sacerdócio.
Magistério. Superioridade. Realização.

Interpretações usuais na cartomancias:
Êxito legítimo, avanço merecido. Talento, dons, capacidade, aptidões postas em marcha. Tato para governar, diplomacia, direção competente.
Conciliação dos antagonismos, condução de forças divergentes. Progresso, mobilidade, viagens por terra.
Mental: As coisas se realizam, mas falta ainda montar as peças de conjunto.
Emocional: Afeto manifestado; protetor, serviçal.
Físico: Grande atividade, rapidez nas ações. Boa saúde, força, atividade intensa. Do ponto de vista do dinheiro: gastos ou ganhos, movimento de fundos.
Significa também notícia inesperada, conquista. Pode ser interpretado também como difusão da obra ou atividades do consulente através de palavras e, segundo sua localização na tiragem, significa elogios ou calúnias.
SIGNIFICADO POSITIVO: EQUILÍBRIO, DISCERNIMENTO, SEGURANÇA.

Sentido negativo (Carta Invertida):
FRAQUEZA, DESCONTROLE, BRUTALIDADE.
Ambições injustificadas, vanglória, megalomania. Falta de talento e de consideração. Governo ilegítimo, situação usurpada, ditadura. Oportunismo perigoso. Preocupações, cansaço, atividade febril e sem repouso. Perda de controle.

Descrição da Simbologia:
Simboliza a imparcialidade, a espada simboliza a decisão, e a balança para medir essa. Associado ao signo zodiacal Libra.Durante a primeira parte da Idade Média, espada e balança passaram a ser atributos do Arcanjo Miguel. Na mitologia grega, Zeus gera em Têmis (a fraternal divindade justiceira do Olimpo grego), entre outras filhas, as Horas ou Quatro Estações. (Minerva da Mitologia Romana).



A JUSTIÇA
Arcano VIII - Equilíbrio, a Imparcialidade
Significados simbólicos
Justiça, equilíbrio, ordem.
Capacidade de julgamento.
Conciliação entre o ideal e o possível. Harmonia. Objetividade, regularidade, método.
Balança, avaliação, atração e repulsão, vida e temor, promessa e ameaça.

Interpretações usuais na cartomancia:
 Estabilidade, ordem, persistência, normalidade. Lei, disciplina, lógica, coordenação. Flexibilidade, adaptação às necessidades. Opiniões moderadas. Razão, sentido prático. Administração, economia. Obediência.
Soluções boas e justas; equilíbrio, correção, abandono de velhos hábitos.
Mental: Clareza de juízo. Conselhos que permitem avaliar com justeza. Autoridade para apreciar cada coisa no momento oportuno.
Emocional: Aridez, secura, consideração estrita do que se diz, possibilidade de cortar os vínculos afetivos, divórcio, separação. Este arcano representa um princípio de rigor.
Físico: Processo, reabilitação, prestação de contas. Equilíbrio de saúde, mas com tendência a problemas decorrentes de excessos (obesidade, apoplexia), devido à imobilidade da carta.
SIGNIFICADO POSITIVO: AUSTERIDADE, DISCIPLINA, INTEGRIDADE.

Sentido negativo (Carta Invertida):
INTELERÂNCIA, PREJUÍZO, ABUSO
Perda. Injustiça. Condenação injusta, processo com castigo. Grande desordem, perigo de ser vítima de vigaristas. Aburguesamento.

Descrição da Simbologia: O EREMITA, arcano da consciência, do iniciado.
Um velho com um bastão, e uma lanterna, a luz, busca do conhecimento, o bastão representa a prudência.por ela imagina-se que seja uma ilustração da conhecida história de Diógenes em busca de um homem.Ermitão liga-se aos princípios fundamentais desse filósofo cínico: desprezo pelas convenções e vaidades, isolamento, renúncia à transmissão pública do conhecimento.

O ERMITÃO
Arcano IX - Consciência, do Iniciado
Significados simbólicos:
O Iniciado, o buscador incansável. Sabedoria, iluminação, estudo, autoconhecimento.
Meditação, recolhimento, saber desligar-se. Reavaliação da vida e dos objetivos.
Concentração, silêncio. Profundidade.
Prudência. Reserva. Limites. Influência saturnina.

Interpretações usuais na cartomancia:
Austeridade, moderação, sobriedade, discrição. Médico experiente, sábio que cala seus segredos. Celibato. Castidade.
 Mental: Contribuição luminosa à resolução de qualquer problema. Esclarecimento que chegará de modo espontâneo.
Emocional: Alcançar as soluções. Coordenação, encontro de afinidades. Significa também prudência, não por temor, mas para melhor construir.
Físico: Segredo descoberto, luz que se fará sobre projetos até agora ocultos. Na saúde: conhecimento do estado real, consultas que podem remediar os problemas.
SIGNIFICADO POSITIVO: PRUDÊNCIA, CONHECIMENTO, PACIÊNCIA.

Sentido negativo (Carta Invertida):
TRISTEZA, CETICISMO, IMPRUDÊNCIA
Obscuridade, concepção falsa de uma situação. Dificuldades para nadar contra a corrente. Timidez, isolamento, depressão, recusa de relações.Mutismo, circunspecção exagerada, isolamento, caráter fechado. Avareza, pobreza. Conspirador tenebroso.
Descrição da Simbologia:
Passado, presente e futuro, movimento dessas forças cósmicas - micro e macro - A direita Hermanubus- gênio das forças construtivas, esforça-se para subir. à esquerda Tífon - gênio das forças destrutivas, é precipitado para baixo. No alto a Esfinge - figurando, a sorte, o destino, o presente. A roda de samsara, está associada, como a reencarnação de renascer, morrer e renascer, neste sentido é entendido a única forma de  evolução do espírito.

A RODA DA FORTUNA
Arcano X - Ciclos da Natureza
Significados simbólicos:
Os ciclos sucessivos na natureza e na vida humana. A manifestação, o movimento de ascensão e de declínio.
Influências lunares e mercurianas.

Interpretações usuais na cartomancia:
Boa sorte, louvor, honra.
Alternativas da sorte. Instabilidade.
Esperteza, presença de espírito que não deixa escapar as boas oportunidades. Iniciativa feliz, adivinhação de ordem prática, sorte. Êxito casual, como o ganho na loteria. Espontaneidade, disposição inventiva. Animação, brio, bom humor.
Mental: Lógica, regularidade. Juízo equilibrado e sadio.
Emocional: Traz animação e reforça os sentimentos .
Físico: Os acontecimentos não serão estáveis, porque necessitam de uma mudança, uma evolução. Esta mudança tende a ser para melhor, no sentido do desenvolvimento.
Segurança na dúvida. Do ponto de vista da saúde: não haverá problemas circulatórios. Bons augúrios para um futuro casamento.
SIGNIFICADO POSITIVO: ÊXITO, MUDANÇA, SUPREMACIA

Sentido negativo (Carta Invertida):
INCONSTÂNCIA, FRACASSO, INTERRUPÇÃO.
A transformação se fará com dificuldade, mas poderá ocorrer quando fizer falta. É preciso modificar desde o princípio, partir de outras bases. Descuido.
Especulação, jogo, abandono ao azar.
Insegurança. Imprevisão, caráter boêmio, pouca seriedade.
Situação instável: ganhos e perdas. Aventuras, riscos. Diminuição da sorte.

Descrição da Simbologia:
A Força, simbolizada pelo homem triunfante sobre os animais ou sobre a natureza primitiva, foi amplamente glorificada na literatura antiga e na arte medieval. No Antigo Testamento aparece a história de Sansão, e na mitologia greco-latina a saga dos trabalhos de Hércules. A batalha do herói com o leão de Neméia. Esotericamente a vitória interior do homem sobre sua própria bestialidade.


A FORÇA
Arcano XI - Virtude predominância da Qualidade
 Significados simbólicos:
Virtude. Coragem. Potência anímica. Integração harmoniosa das forças vitais.
Força moral, autodisciplina, controle.

Interpretações usuais na cartomancia:
Energia moral, calma, coragem. Espírito que domina a matéria. A inteligência que doma a brutalidade. Subjugação das paixões.
Lucro nos empreendimentos empresariais.
Mental: Esta carta traz uma grande agudeza para distinguir entre o verdadeiro e o falso, o útil e o inútil, e uma clareza precisa na avaliação.

Emocional: Domínio sobre as paixões, poder de conquista. Para uma mulher que está para se casar: conseguirá que sua personalidade não seja anulada pelo afeto que sente pelo marido. Proteção afetuosa.
Físico: Vontade para vencer os obstáculos, domínio da situação; faz valer seus legítimos direitos. Capacidade para tomar direção em todos os assuntos materiais.
SIGNIFICADO POSITIVO: INTELIGÊNCIA, VALENTIA, HARMONIA.

Sentido negativo (Carta Invertida):
IMPACIÊNCIA, INSENSIBILIDADE, PRESUNÇÃO.
A pessoa não é dona da sua força; é brutal, desatenta, deixa-se levar pelo poder em vez de utilizá-lo.Os fatos ou as pessoas o abatem; sua força será aniquilada, e será vítima de forças superiores. Impaciência.
Cólera, ardor incontido. Insensibilidade, crueldade.
Luta, guerra, conquista violenta. Operação cirúrgica. Veemência, discórdia. Incêndio.
Descrição da Simbologia:
suspensão pelo pé foi amplamente executada pelos supliciadores romanos e há testemunhos também de vítimas medievais.
Levitação, viagem astral, vôos oníricos, demonstra uma pessoa que vive no mundo dos sonhos. Também daquele que tem o dom de viver a dor alheia, dom do sacerdócio.
Muitas lendas de origens diversas atribuem aos enforcados características mágicas e os dotam de vidência e mediunidade.
O ENFORCADO
Arcano XII - A fé a aspiração espiritual
Significados simbólicos:
Abnegação. Aceitação do destino ou do sacrifício.
Provas iniciáticas. Retificação do conhecimento. Gestação.
Exemplo, ensino, lição pública.
Interpretações usuais na cartomancia:
Desinteresse, esquecimento de si mesmo. Submissão ao dever, sonhos generosos. Patriotismo, apostolado. Filantropia, entrega a uma causa. Sacrifício pessoal. Idéias voltadas para o futuro. Semente.
Mudança de vida, iniciação, abertura espiritual, sacrifício por algo valioso. Paz interior, nova visão do mundo.
Mental: Possibilidades diversificadas, flutuações. Indica coisas em processo de amadurecimento; não define nem conclui nada.
Emocional: Falta de clareza, indecisão, particularmente no campo afetivo.
Físico: Abandono de algumas coisas, renúncias, projetos duvidosos. Impedimento momentâneo para a ação. Um assunto iniciado é abandonado e só poderá ser resolvido através de uma ajuda. Do ponto de vista da saúde: transtornos circulatórios.
SIGNIFICADO POSITIVO: Abandono da vida material. Iniciação a uma vida espiritual.
SIGNIFICADO SINTÉTICO: HESITAÇÃO, ABANDONO, TRAIÇÃO

Sentido negativo (Carta Invertida):
IMPOTÊNCIA, INCONSTÂNCIA, IRREALIDADE.
Êxito possível, mas parcial, sem satisfação nem prazer, sobretudo em projetos de ordem sentimental.
Reticências, planos ocultos. Resoluções acertadas, mas que não se executam; projetos abortados; plano bem concebido que fica na teoria. Promessas não cumpridas, amor não correspondido.
Os bons sentimentos serão utilizados para maus empreendimentos. Impotência. Perdas. Auto-renúncia, passividade.

Descrição da Simbologia:
Destruir para construir, morrer para renascer. fim de um ciclo, começo de outro. Alegoria clara que a morte é o manancial da vida. Transmutação da vida. A foice é um instrumento de justiça empunhado por Jeová, pelo Filho do Homem e, mais tarde, pelos anjos: como derivação deste princípio moral (bíblia). Número 13, o esqueleto, a foice. Como emissário de uma premonição sombria, o treze tem seu antecedente cristão nos comensais da Última Ceia, de onde a tradição extraiu um conto bastante popular: quando treze pessoas sentam à mesa, uma delas morrerá em breve.
A MORTE
Arcano XIII - Transmutações e da Vida Eterna
Significados simbólicos:
Grandes transmutações e novos espaços de realização.
Dominação e força. Renascimento, criação e destruição.
Fatalidade irredutível. Fim necessário.
Interpretações usuais na cartomancia:
Fim de uma fase. Abandono de velhos hábitos.
Profundidade, penetração intelectual, pensar metafísico. Discernimento severo, sabedoria drástica. Resignação, estoicismo, dom para enfrentar situações difíceis. Indiferença, desapego, desilusão.
Mental: Renovação de idéias, total ou parcial, porque algo vai intervir e tudo transformar; como um fenômeno catalisador ou um corpo novo que modifica totalmente a ação do corpo atual.
Emocional: Afastamento, dispersão. Destruição de um sentimento, de uma esperança.
Físico: Morte, perdas, imobilidade. Completa transformação nos negócios ou atividades.
SIGNIFICADO POSITIVO: RENASCIMENTO, TRANSFORMAÇÃO, MUDANÇAS.
 
Sentido negativo (Carta Invertida):
IMOBILIDADE, ESTAGNAÇÃO, ABANDONO.
Do ponto de vista da saúde, estagnação de enfermidade ou processo. A morte poderá ser evitada, mas em troca de uma lesão incurável. Segundo sua posição, pode significar a morte, em seus múltiplos matizes, mas também maus acontecimentos, más notícias.
Prazo fatal. Xeque-mate inevitável, mas não provocado pela vítima.
Ânimo baixo, pessimismo, perda de coragem. Suspensão de um processo para começar de modo diametralmente oposto.

Descrição da Simbologia:
A harmonização das forças naturais: Feminino e masculino. os primeiros séculos do cristianismo para ilustrar o contrário: o milagre das bodas de Canaã, onde a mulher – por ordem de Jesus – vira a água que vai se transformar em vinho. à corrente circulatória que mantém a vida (chuva, seiva, leite, sangue, sêmen), à mãe (as águas como elemento pré-natal) e às imersões como rito de morte e ressurreição (batismo).


A TEMPERANÇA
Arcano XIV - Inspiração e da Alquimia
Significados simbólicos:
A alquimia, a transmutação dos elementos.
Renovação da vida, influência celeste, circulação, adaptação.
Serenidade. Harmonia. Equilíbrio.

Interpretações usuais na cartomancia:
Tolerância, paciência, praticidade, felicidade. Aceitação dos acontecimentos, flexibilidade para adaptar-se às circunstâncias. Educação, trato social. Caráter elástico para enfrentar as transformações. Temperamento descuidado.
Mental: Espírito de conciliação, ausência de paixões no julgamento; dá o sentido profundo das coisas, como representante de um princípio eterno de moderação. Exclui a rigidez, o emperramento. Corresponde à flexibilidade e ao plástico.
Emocional: Os seres se reconhecem e se encontram por suas afinidades. Sob a influência desta carta são felizes, mas não evoluem e não conseguirão se livrar um do outro.
Físico: Conciliação nos negócios, atividades e empreendimentos. Pesam-se os prós e contras, encontra-se a maneira de estabelecer um compromisso, mas se ignora se o empreendimento será ou não coroado de êxito. Reflexão, decisão que não pode ser tomada de imediato.
Do ponto de vista da saúde: enfermidade difícil de curar, porque se alimenta de si mesma.
SIGNIFICADO POSITIVO: MODERAÇÃO, AUTO-CONTROLE, HARMONIA.
 
Sentido negativo (Carta Invertida):
DISCÓRDIA, FRUSTRAÇÃO, DESUNIÃO.
Desordens, discordâncias. Indiferença. Falta de personalidade, passividade. Inconstância, humor irregular, desequilíbrio. Tendência a se deixar levar pela corrente, submissão à moda e aos preconceitos. Resultados não conformes às aspirações. Derramamento, saída, fluxo involuntário. As coisas seguem o seu curso.

Descrição da Simbologia:
A força da energia sexual prende um casal, ao animalismo, a paixão desenfreada,  instintos e ilusões do materialismo palpável. Baphomet (Satanãs) dos templários, bode na cabeça e nas patas, mulher nos seios e braços” e a mencionar que o personagem tem como finalidade “a regressão ou a paralisação no fragmentado, inferior.


O DIABO
Arcano XV - Sedução, paixão
Significados simbólicos:
As provas e provações. As tentações e seduções.
Magias. Desordem. Paixão. Luxúria. Dependência.
Intercâmbio, eloqüência, mistério, força emocional.

Interpretações usuais na cartomancia:
Paixões indomáveis. Atração sexual. Ação mágica, magnetismo. Capacidade milagreira. Poder oculto, exercício de influências misteriosas. Proteção contra as forças obscuras e os encantamentos.
Mental: Grande atividade, mas totalmente egoísta e sem preocupação pela justiça.
Emocional: Pluralidade, diversidade, avidez, inconstância. Busca em todas as direções para atrair tudo. Sem a menor preocupação com o próximo. Libertinagem.
Físico: Grande irradiação neste plano, em particular no domínio material e nas realizações concretas. Poderosa influência sobre os outros.
Forte atração pelo poder material.
Tem, contudo, uma deficiência: todos os sucessos a que promete serão obtidos por vias censuráveis. Desta forma a fortuna será feita e os delitos permanecerão na impunidade.
Inclui também a punição: de acordo com a sua relação com as outras cartas, pode significar que os sucessos serão efêmeros e que o castigo virá na seqüência.
Do ponto de vista da saúde: grande instabilidade nervosa, transtornos psíquicos; aparição de enfermidades hereditárias. 
SIGNIFICADO POSITIVO: SENSUALIDADE, EROTISMO .
SIGNIFICADO SINTÉTICO: PUNIÇÃO, EGOÍSMO, INESCRUPULOSO.

Sentido negativo (Carta Invertida):
LUXÚRIA, VIOLÊNCIA, DEGENERAÇÃO.
A ação parte de uma base má e seus efeitos podem ser calamitosos. Desordem, inversão de planos, coisas obstruídas. Do ponto de vista da saúde: ampliação do mal, complicações. Disfunção. Superexcitação, sensualidade. Ignorância, intriga. Emprego de meios ilícitos. Enfeitiçamento, fascinação repentina, escravidão e dependência dos sentidos. Debilidade, egoísmo.

Descrição da Simbologia:
Ação das forças celestes, destruição total, catástrofe. Aniquilação material e espiritual Ruína cósmica, queda do Rei, destruição da torre fulminado pelo Raio. FRAGILIDADE HUMANA. tem filiação direta ao destino da torre de BabelA igreja, o templo, eram chamados de “Maison de Dieu” (Casa deDeus) e não de “Maison-Dieu”. Temos aqui mais uma forte evidência para um determinado sentido da carta, ainda que eu não seja um estudioso de semântica. Portanto, a casa (corpo) é o local na qual a consciência reside e o Deus Interior.
 

A CASA DE DEUS
Arcano XVI - Construção e Libertação
Significados simbólicos:
Rompimento das formas aprisionadoras, liberação para um novo início. Destruição da rigidez. Abertura. Conhecimento.
Desmoronamento e queda.

Interpretações usuais na cartomancia:
Alterações, subversões, mudanças, debilidades. Libertação da alma aprisionada; conhecimento súbito. Parto, crise saudável.
Modificação traumática, separação repentina. Perdas, insegurança. Desconfiança em si mesmo, inquietação provocada por negócios arriscados.
Benefício recebido devido aos erros de outras pessoas. Austeridade, uma tendência à timidez. Temperamento piedoso, religiosidade prática que não deprecia o material.
Mental: Indica o perigo que pode haver em perseverar em certa direção, em manter uma idéia fixa. Advertência para evitar tropeços e total aniquilamento dos planos em andamento.
Emocional: Domínio sobre os seres, mas sem caridade nem amor, já que se exerce com despotismo. Tarde ou cedo, sofrerá uma rejeição afetiva.
Físico: Projeto brutalmente abortado. Sinal ou anúncio não levados em conta; deve precaver-se nas atividades e negócios.
A chama que decapita a torre pode ser interpretada, no entanto, como uma liberação. Do ponto de vista da saúde: não passar os limites das forças vitais, já que uma grave enfermidade espreita. Se há enfermidade: restabelecimento depois de um período penoso.
SIGNIFICADO POSITIVO: É s simbologia mais nefasta do Tarô, Possibilidade de apontar a Superaração das Crises, na medida que ela é a própria crise.
SIGNIFICADO SINTÉTICO: DESTRUIÇÃO, DIFICULDADES, FRACASSO.

Sentido negativo (Carta Invertida):
CATÁSTROFE, RUÍNA, SUPER-EGOÍSMO.
Grande cataclismo, confusão completa. Enfermidade. Falta castigada, catástrofe produzida por imprudência. Maternidade clandestina. Escândalo, hipocrisia desmascarada. Excesso, abuso. Presunção, orgulho. Empreendimentos utópicos.

Descrição da Simbologia:
Deve-se acrescentar que a jovem da figura lembra o princípio feminino de certos ritos primordiais, “a mãe sempre jovem, a consoladora, a clemente, a natureza amável e bela, a terna amante dos homens”. É sob este aspecto que os oráculos tendem a relacioná-la à juventude e ao bom humor. A Constelação das Plêiades (uma estrela grande, rodeada de sete menores) ou aosetenário sideral com o Sol no centro.


A ESTRELA
Arcano XVII - Crescimento, esperança, futuro
Significados simbólicos:
Esperança, confiança. Idealismo. Imortalidade.
Plenitude. Beleza. Natureza.
O céu da alma. Influência moral da idéia sobre as formas.

Interpretações usuais na cartomancia:
Pureza, entrega às influências naturais, sadias. Confiança no destino. Plenitude e sensibilidade poética, intuição. Bondade, espírito compassivo.
Energia, convalescença.
Mental : Alguém traz uma força para ser utilizada, mas não diretamente. É a inspiração do que deve ser feito.
Emocional : Uma corrente de equilíbrio e de esplendor.
Físico : A satisfação, o amor humano em toda a sua beleza; o destino dos sentimentos que animam o ser. Realização das coisas através da ordem e da harmonia.
Em questões referentes à arte, esta carta fala do dom de encantamento, ou seja, o resplendor que atrai o próximo.
SIGNIFICADO POSITIVO: ESPERANÇA, ENERGIA, OTIMISMO.

Sentido negativo (Carta Invertida):
DESAMOR, DESAPONTAMENTO, MÁ SORTE.
Harmonia desviada do seu destino; harmonia física pouco duradoura.
Falta de vergonha, despudor, leviandade. Falta de espontaneidade. Coações, moléstias.
Natureza artificial e anti-higiênica.
Tendência para a evasão, romantismo exagerado, temperamento inapto para a vida prática. Estreiteza de visão, doenças.

Descrição da Simbologia:
Retrata o mundo das aparências, que enganam. A lua ao mesmo tempo cheia e crescente. Figura atrás os seus próprios mistérios, o carangueiro faz uma alusão ao signo zodiacal Cancêr e seus mistérios. Cães impedindo a passagem.
o tanque de água (matéria primordial), o caranguejo que emerge (devorador do transitório, como o escaravelho entre os egípcios). plano iniciático da via úmida(lunar).  É por essa razão que Oswald Wirth o relaciona à intuição e ao imaginativo, ainda que entre suas interpretações mais recorrentes em relação à Lua figure a sensualidade
A LUA
Arcano XVIII - Instintos, inteligencia, ciclos
Significados simbólicos:
A inteligência instintiva, os ciclos vitais.
Os elementos da natureza, o mundo visível, a luz refletida, as formas materiais, o simbolismo.
Imaginação. Reflexão e reflexos. Aparências. Ilusões.
O momento de reavaliar a direção, de buscar inspiração no retorno à fonte.

Interpretações usuais na cartomancia:
A objetividade, o mundo sensível, instintivo, vital. Experimentação, trabalho, penosa conquista da verdade. Instrução pela dor; trabalho cansativo, mas necessário.
Vidência passiva, receptividade, sensibilidade, lucidez.
Navegação, mudança. Inconstância, insegurança, medo. Irracionalidade, fantasias, penumbra.
Mental: Em caso de negociações: mentira; em caso de trabalho pessoal: erro. Olhar superficial em todos os níveis.
Emocional: Sentimentos conturbados ou em desordem, passionais, aparentemente sem saída. Ciúmes. Hipocondria. Idéias quiméricas.
Físico: Obscurecimento. Agitação. Escândalo, difamação, denúncia, segredo que fica público.
Se a pergunta se refere à saúde, pode significar desordens no sistema nervoso, o que pode tornar recomendával uma mudança de ambiente, para buscar lugares secos e com calor.
SIGNIFICADO POSITIVO (Carta Invertida): OPORTUNIDADE, VANTAGEM, PERNICIOSIDADE.

Sentido negativo (Carta Invertida):
OBSCURIDADE, ENTORPECIMENTO, SUPERFICIALIDADE.
O instinto – causa de miragens – acentua seus efeitos pela situação ascendente do pântano. Estado de consciência confuso que permanece latente e sem se manifestar. Erros dos sentidos, falsas suposições. Embustes, enganos, decepção, desilusão.
Teorias equivocadas, falso saber, vidência histérica. Ameaça, chantagem.
Viagem inoportuna, caprichos. Caráter perturbado, neurótico.

Descrição da Simbologia:
Talvez os dois meninos façam uma alusão astrológica ao signo de Gêmeos.  Wirth vê Sentimento e Razão, juntos serão a força iluminado pelo sol, separados serão fracos.  A bipolaridade explicita: Luz / trevas; Dia / Noite; Sol / Lua; Ativo / Passivo; Masculino / Feminino; Espírito / Matéria; consciente / Inconsciente.
Castor e Pólux, gêmeos da mitologia grega, viviam alternadamente 6 meses e morriam alternadamente 6 meses, sem nunca se encontrarem.

O SOL
Arcano IXX - Intuição
Significados simbólicos:
Vitalidade, alegria. Ressurreição diária ao final da noite.
Intuição, clareza. O princípio celeste. Luz. Razão.
Concórdia. Influência solar.

Interpretações usuais na cartomancia:
Discernimento límpido, clareza de juízo e de expressão. Talento literário ou artístico. Paz, harmonia, bom acordo. Felicidade conjugal. Fraternidade, reino da inteligência e dos bons sentimentos. Reputação, glória, celebridade. Alegria, sucesso, vitalidade, força, vivacidade. Compreensão, calor, amor, crescimento.
Mental: propósitos elevados. Sabedoria nos escritos, difusão popular harmoniosa; pensamento que alcança grande altura.
Emocional: Afeto cavalheiresco, desvelo, altruísmo. Representa os grandes sentimentos.
Físico: A saúde, a beleza física. Elemento de triunfo, saída para qualquer situação adversa que se esteja atravessando.
SIGNIFICADO POSITIVO : SINCERIDADE, FELICIDADE, PRAZER.

Sentido negativo (Carta Invertida):
PRESUNÇÃO, ROMPIMENTO, SOLIDÃO.
Grande adversidade, sorte contrária, tentativas na escuridão.
Deslumbramento. Vaidade, pose, fanfarrice. Amor-próprio, susceptibilidade.
Miséria dissimulada sob uma fachada exuberante. Aparência simuladora, decoração. Artista fracassado, incompreendido.

Descrição da Simbologia:
A segunda, mais amplamente difundida, é a do Juízo Final.
Revela os desígnios ocultos das forças divinas ao homem. Esta lâmina representa a ressurreição, o anjo do apocalipse tocando a trombeta, os mortos surgem de seus túmulos nús, como esqueletos e ao contato da luz, revestem-se de carne. Representa o renascimento do EU, na sua passagem para um plano mais elevado.



O JULGAMENTO
Arcano XX - A Ressurreição
Significados simbólicos:
Os julgamentos essenciais, a avaliação dos rumos da existência.
O despertar. Exame de consciência. Sopro redentor.
Renovação. A promessa da vida eterna.

Interpretações usuais na cartomancia:
Entusiasmo, exaltação emocional, intensidade dos sentimentos, espiritualidade. Capacidades ocultas, dom de adivinhação.
Atos prodigiosos, medicina milagrosa. Santidade, doação.
Renovação, nascimento, retorno de assuntos do passado ou sua atualização. Recados, propaganda, proselitismo, apostolado.
Estar sujeito à avaliação dos outros, ser julgado por suas ações.
Mental: O homem convocado a um estado superior; tendências e desejos de elevação.
Emocional: Devoção, exame de consciência.
Físico: Estabilidade nos assuntos que estão encaminhados. Saúde e equilíbrio.
SIGNIFICADO POSITIVO : LIBERTAÇÃO, GÊNIO INVENTIVO, ILUMINAÇÃO.

Sentido negativo (Carta Invertida):
DÚVIDAS, CULPA, PERDAS.
Erro em relação a si mesmo e a todas as coisas; provas e trabalhos que resultarão de um juízo falso. Vacilação espiritual, ofuscamento da inteligência. Bobo evocador de fantasmas.
Ruído, alvoroço, agitação inútil.

Descrição da Simbologia:
É a união de todos os arcanos, simboliza a síntese da criação. São Jerônimo, no século IV, parece ter sido o primeiro a associar os quatro evangelistas aos animais da visão de Ezequiel.
Anjo, águia, Touro, Leão, representam os quatro elementos da natureza: agua, ar, terra e fogo. As quatro funções da consciencia: pensamento, sentimento, intuição e sensação. A grinalda, a mulher. forma oval que a circunda “parecem representar, de maneira mais ou menos velada, uma vagina simbólica”. Sob este aspecto, o arcano XXI representaria o amor.
O MUNDO
Arcano XXI - Celebração da Vida
Significados simbólicos:
Finalização, realização. Recompensa. Apoteose.
Encontrar o próprio lugar no mundo. Centralizar-se.
Alegria de viver. O sensível, a carne, a vida transitória.
Interpretações usuais na cartomancia:
Sorte grande, êxito completo. Coroamento da obra, finalização de um processo. Força decisiva. Circunstâncias muito favoráveis, meio propício. Integridade absoluta. Contemplação envolvida. Êxtase. Alegria, reconhecimento, riqueza.
Representa o elemento feminino. É uma carta muito individual.
Mental: Grande poder da mente. Tendência para a perfeição. Magistério mental e psíquico.
Emocional: Significa elevação do espírito, sentimentos amorosos no sentido altruísta, sem egoísmo nem sensualidade. Amor à humanidade, tarefas sociais a cumprir. Sentimentos guiados pelo desejo de aperfeiçoar tudo que se faz. Para os artistas: inspiração abundante.
Físico: Experiência rica. Atividades sólidas e brilhantes. Êxito em níveis não transcendentes (mundanos, transitórios). Boa saúde.
SIGNIFICADO POSITIVO : FELICIDADE, LUCIDEZ, REALIZAÇÃO.

Sentido negativo (Carta Invertida):
ESTANCAMENTO, DISPERSÃO, OBSTÁCULOS.
Fracasso. Processo que afeta os sentimentos. Sacrifício por amor. Obstáculo formidável.
Ambiente hostil, todos estão contra. Disposições mundanas. Dispersão, distração. Incapacidade para se concentrar. Grande revés da sorte, ruína. Desconsideração social.

Descrição da Simbologia:
um louco solitário que atravessa os campos e é agredido por um animal
A segunda já descreve a bagagem como a soma de suas experiências anteriores, o que simboliza enorme força de vontade. O viajante apegado as suas coisas, segue um caminho, carregando seu fardo e sua experiência, coisas especiais para ele. Na idade média era comum os jovens saírem pelo mundo carregando uma trouxa com seus pertences nas ponta de uma vara.


O LOUCO
Arcano 0 ou XXII
Significados simbólicos:
A busca e o Filho Pródigo. A experiência de ultrapassar os limites.
Espontaneidade, despreocupação, admiração, saudade.
Impulsividade. Inconsciência. Alienação.

Interpretações usuais na cartomancia:
Passividade, completo abandono, repouso, deixar de resistir. Irresponsabilidade. Inocência.
Escolha intuitiva acertada. Domínio dos instintos; capacidade mediúnica. Abstenção. O não-fazer.
MentalIndeterminação devida às múltiplas preocupações que se apresentam e das quais se tem apenas uma vaga consciência. Idéias em processo de transformação. Conselhos incertos.
Emocional: Revezes sentimentais, incerteza frente aos compromissos, sentimentos vulgares e sem duração. Infidelidade.
Físico: Inconsciência, desordem, falta à palavra dada, insegurança, desprazer. Abandono voluntário dos bens materiais. Assunto ou negócio enfraquecido. Do ponto de vista da saúde: transtornos nervosos, inflamações, abscessos.
SIGNIFICADO SINTÉTICO : ISOLAMENTO, LOUCURA, INGENUIDADE.

Sentido negativo (Carta Invertida):
DESÃNIMO, OBSESSÃO, REMORSO, IMATURIDADE.
Enquanto andarilho, o Louco significa queda ou marcha que se detém. Abandono forçado dos bens materiais; decadência sem muita possibilidade de recuperação. Complicações, atoleiro, incoerência.
Nulidade. Incapacidade para raciocinar e autodirigir-se, entrega aos impulsos cegos. Automatismo. Confusões inconscientes. Extravagância. Castigo causado pela insensatez das ações. Remorsos vãos.
Desânimo, obsessão, medo, falta de confiança, natureza infantil. Faz as coisas sem pensar nas consequências.