domingo, 12 de janeiro de 2020

Ilê Axé Ogum Alakaye

Ilê Axé Ogum Alakaye

Ilê Axé Ogum Alakaye Terreiro de Candomblé dedicado ao culto de Ogum, fundado em 1974 pelo Babalorixá Moacir de Ogum – Oguntósi, filho de santo de Mãe Senhora do Ilê Axé Opô Afonjá. Com nome oficial de Sociedade Beneficente São Francisco de Assis do Ilê Axé Ogum a roça ocupa uma área de 2081 m², à Rua Ray Charles, n° 168E, localidade de Tubarão, Paripe, SalvadorBahia.
O Axé Ogum Alakayê mantém estreita relação com o Ilê Agboulá na Ilha de Itaparica, Bahia. Pai Moacir de Ogum foi iniciado no Ilê Axé Opô Afonjá por indicação direta do Babá Agboulá a Mãe Senhora. Alguns membros do Ilê Agboulá cumprem suas obrigações Lese Orixá e detém postos no Ilê Axé Ogum Alakayê. Da mesma forma membros do Ilê Axé Ogum Alakaye são detentores de postos no Ilê Agboulá. Pai Moacyr - Oguntósi, em vida, detinha o posto de Balogun do Ilê Agboulá.
Após o falecimento de Pai Moacyr, Mãe Fátima de Ogum – Toyominilê, 1ª filha por ele conduzida ao status de Iyalaxé, assumiu a direção do Axé onde mantém a tradição do culto de Ogum herdada do seu babalorixá.
As obrigações religiosas em louvor a Ogum acontecem anualmente no sexto dia do mês de Junho (Aniversário de Ogum) e no último sábado do mês de Novembro (Obrigação anual)
Descendência do Ilê Axé Ogum Alakaye
Ilê Axé Ogum Osinmole – Ialorixá Mãe Fátima de Ogum - Toyominilê.
Loteamento Parque São José, Rua Sergio Cruz,n°37, Fazenda Grande II, Cajazeiras, Salvador, Bahia.
Ilê Oya Axé Alakaye – Ialorixá Mãe Ana - Oya Daré.
Localidade de Gameleira - Ilha de Itaparica, Bahia