segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Cruz ortodoxa russa

Cruz ortodoxa russa


Cruz ortodoxa russa.
Cruz ortodoxa russa[1][2][3][4][5][6] é uma variante da cruz cristã com três travessas horizontais e a inferior inclinada. É o símbolo Igreja Ortodoxa Russa[7][8][9] (☦[10]), também conhecida por: "Cruz ortodoxa", "Cruz Bizantina", "Cruz ortodoxa ", "Cruz Oriental" ou "Cruz Eslava".
Cruz russa.
É constituída por um eixo central (vertical) com três travessas horizontais. A travessa superior menor representa a inscrição I.N.R.I (acrónimo da frase em latimIēsus Nazarēnus, Rēx Iūdaeōrum cuja tradução é "Jesus Nazareno, ou de Nazaré, Rei dos Judeus")[11] sobre a cabeça de Jesus, e a barra inferior (geralmente inclinada), representa o seu apoio para os pés (em latimSuppedaneum).
Em algumas representações mais antigas (mantendo-se ainda assim na Igreja Grega), a barra na parte inferior é reta. Em representações mais atuais, a barra inferior aparece inclinada, com o lado esquerdo do espectador sendo geralmente mais elevada. Esta cruz era utilizada havia muito no Império Bizantino e foi aprovada pela Igreja Ortodoxa Russa e popularizada nos países eslavos.

Uso da igreja[editar | editar código-fonte]

A cruz ortodoxa russa é usada pelo Patriarcado Ecumênico de Constantinopla do século VI[12]. Desde sua autocefalia de Constantinopla em 1219, a Igreja Ortodoxa Sérvia continuou o uso da cruz ortodoxa russa. A partir do século XVI, a Igreja Ortodoxa Russa começou a usar a cruz ortodoxa russa nas cúpulas de suas igrejas. É também amplamente usado pela Igreja Ortodoxa Polonesa e pela Igreja Ortodoxa Tcheca e Eslovaca, que recebeu sua autocefalia do Patriarca de Moscou em 1948 e 1951, respectivamente.