segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Cruz de São Pedro

Cruz de São Pedro


Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa
Cruz de São Pedro
Cruz de São Pedro é uma cruz latina invertida. É um dos símbolos da Igreja Católica, ante a decisão de Pedro, o apóstolo, de ser crucificado de cabeça-para-baixo, eis que acreditava não ser digno de morrer como seu Mestre, Jesus Cristo. Nos Estados Unidos, a partir do neopentecostalismo, a cruz invertida foi associada a um imaginário anticristão. Esse novo significado passou a ser difundido por todo mundo através da mídia e, principalmente, por Hollywood. No entanto, tal acepção não condiz com as tradições centenárias e convencionais do simbolismo católico.[1]

No Catolicismo[editar | editar código-fonte]

A origem deste símbolo está na tradição católica que diz que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, pois sentiu que não era digno de ser executado da mesma maneira que Cristo. É frequentemente usada com duas chaves, simbolizando as chaves do Céu.[2]
O teólogo Orígenes de Alexandria foi o primeiro a relatar que São Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a pedido do próprio, antevendo maior sofrimento. Alguns católicos usam esta cruz como símbolo da humildade e demérito perante a Cristo.

Satanismo e Anticristianismo[editar | editar código-fonte]

Nas últimas décadas o símbolo foi associado a atitudes satânicas e anti-religiosas a partir do imaginário de que, invertida, a cruz latina representaria o oposto da cristandade.[2] Como resultado, a cruz de São Pedro acabou tornando-se popular entre grupos anti-religião e músicos de metal extremo, notavelmente aqueles ligados ao black metal e death metal.
Tal significado acabou difundido na cultura popular, especialmente em filmes de Hollywood como Rosemary's BabyThe Exorcism of Emily Rose e The Omen, onde o símbolo é frequentemente mostrado quando a intenção é representar Satã.