1 - A Língua Ágrafa, significa que suas tradições são passadas pelas histórias e cânticos cantados e comentados, e não pela escrita.
2 - O Nomadismo, sempre foi sua característica, nunca ficando muito tempo em um só lugar.
3 - A Liberdade, outra marca registrada deste povo, mas é importante ressaltar para nunca se confundir a Liberdade de pensamento e de Alma que os Ciganos nos ensinam, nunca devem ser confundidos com Libertinismo ou Leviandade, pelo contrário, sua Fidelidade é notória, assim como seu senso de Dever e Honra.
4 - O Pacifismo, sempre tentando contemporizar e utilizar o raciocínio e a inteligência, evitando situações que possam levar ao arrependimento, embora o Cigano/a seja vibrante e cheio de vitalidade e entusiasmo.
5 - A Música e a dança sempre estarão no Coração e na Alma do Povo Cigano, através do qual ele se conecta com o Astral Superior e recarrega suas energias.
6 - Este aro representa as Leis e o Kris Direito Consuetudinário, costumes próprios, muito antigos, que acabam se tornando leis. Embora os ciganos encarnados hoje sigam a Lei do País onde habitam, mantém alguns costumes próprios de seu povo. Por exemplo, a língua romani, só pode ser transmitida aos ciganos.
7 - Virgindade – embora muita coisa esteja mudando, o Povo Cigano considera que a mulher deva chegar ao casamento virgem, pois eles consideram a união entre homem e mulher indestrutível, existe até à morte.
8 - Casamento étnico – Pode haver casamento entre ciganos e não ciganos. Porém, aquele que não pertence ao Povo Cigano, não pode participar das atividades do clã.
9 - Família Extensa – característica do povo cigano, como forma de proteção e para que sua cultura fosse o mais amplamente divulgada. Perante as numerosas perseguições e flagelos por que passaram, é cada vez mais raro se ver o Povo cigano na sua forma original, em tendas, à beira das estradas.
10 - Amor ás crianças – a alegria e o sentido de união dos Ciganos com certeza vem desde a infância.
11 - Respeito aos mais velhos – algo que às vezes não se vê em famílias de padrão social elevado, entre os mais
humildes ciganos, a hierarquia dos mais velhos, e o respeito à sua sabedoria predominam.
12 - Morte/Luto – O falecido deverá ser enterrado com pompa, satisfazendo os seus pedidos feitos em vida para essa hora. Todos os seus pertences são queimados . É costume se fazer um banquete após o enterro, que se repetirá após um ano do mesmo.
13 - Respeito aos Mortos – para evitar atrair má sorte, todos lembram do morto com muito carinho. Mesmo aqueles que tenham cometido muitos erros, os pensamentos são os melhores possíveis, para não atrair más vibrações.
14 - Religiosidade – Os clãs ciganos têm uma certa preferência pelo catolicismo, mesmo sofrendo por meio dos católicos vários graus de intolerância. E é consagrada a importância de Santa Sara Khali como padroeira dos ciganos.
15 - Negócios – os Ciganos de modo geral são exímios comerciantes. Mesmo no Astral, e trabalhando para as forças do Bem, usam sua inteligência e lógica, seu poder estratégico e Sabedoria em todos os seus passo. Mesmo trabalhando nas linhas avançadas e evoluídas, nunca “dão ponto sem nó”. Tudo o que falam ou ensinam tem um objetivo que talvez só vá ser compreendido muito depois.
16 - Buena dicha – vem do espanhol, e representa a habilidade dos ciganos em ler o futuro através das cartas, das linhas das mãos. Muitos não acreditam na leitura do destino, a premonição. Mas sabemos o quanto isto deve ser respeitado, assim como aquele que possui a “Visão”.
A roda é um dos grandes símbolos ciganos, e simboliza a Samsara, a própria vida girando sem parar, dentro do círculo, sem a linearidade do tempo ou espaço. Também é a morte e o renascimento, o ciclo de vida e de morte, que leva ao nascer da grande consciência, à Verdadeira Evolução e ao Equilíbrio.
Optchá