O rosário (do latim rosarĭum , rosaleda ou rosedal) é uma oração católica tradicional que comemora vinte " mistérios " (quinze da maneira tradicional) da vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria , recitando depois de anunciar a cada um deles um pai nossa , dez Ave Maria e uma glória ao Pai . Ele é freqüentemente designado como Santo Rosário pelos católicos. «A Igreja sempre reconheceu uma particular eficácia no Rosário, confiando, através de sua recitação comunitária e prática constante, as causas mais difíceis»;João Paulo II disse: "Através do rosário, os fiéis recebem graças abundantes, como das mãos da Mãe do Redentor". 1
O colar de contas usado para rezar o rosário também é chamado de " rosário". As contas são separadas a cada dez por outras de tamanhos diferentes e a cadeia é unida por suas duas extremidades em uma cruz .
início Rosário [ editar ]
Nas origens do rosário católico, as tradições antigas da oração do Oriente e do Ocidente cristãos estão entrelaçadas. 2 O rosário tem suas raízes no século IX, quando o caminho para honrar Maria (mãe de Jesus) no Oriente começa a ser conhecido no Ocidente. 2 Esta é a repetição de aclamações e louvores que aparecem no Evangelho de Lucas (a saudação do anjo Gabriel a Maria em Lc 1, 26-28; e a saudação de Isabel a Maria em Lucas 1, 42) até a Salve Maria, juntamente com um rico conjunto de hinos e orações típicas das liturgias orientais. Entre as influências mais importantes está a tradução latina deAkáthistos à mãe de Deus, um hino da liturgia oriental grega do final do século VI que medita sobre o mistério da divina maternidade de Maria.
André Duval citou Thomas Esser, 3 , que se referia à existência de um manuscrito 1501 preservado na biblioteca de Munique, no qual se indica que o rosário teve sua origem primeiro na Ordem de São Bento e foi posteriormente consolidado por trabalho da Ordem dos Cartuxos , e expandido pela ação dos Dominicanos . 2 Nos mosteiros, os 150 salmos (o Saltério de Davi, já recitado pelos judeus ) eram usados para recitar 4 no Breviário monástico, mas aos fiéis ou irmãos que não eram sacerdotes ou monges, incapazes de seguir essa devoção (porque a maioria não sabia ler), aprenderam uma prática mais simples: recitar 150 Ave-Marias . 5 Essa devoção recebeu o nome " Saltério da Virgem ".
A popularidade e o desenvolvimento do rosário ocorreram no século XIII, durante a oposição ao movimento albigense ou ao catarismo . Os cátaros ou albigenses não reconheceram nenhum dogma relacionado à Virgem Maria e se recusaram a adorá-la. 4 Antes dos confrontos entre católicos e albigenses, Domingo de Guzmán , fundador da Ordem dos Pregadores (mais conhecidos como dominicanos ), parece ter promovido em suas missões a oração de uma forma primitiva do rosário. Sendo os dominicanos uma ordem de pregadores e sempre estando no meio da cidade, sua devoção se tornou popular, gerando o aparecimento de irmandadese grupos de devotos por toda parte, juntamente com histórias de milagres que aumentaram sua fama. Embora a devoção tenha diminuído durante o século XIV, a ordem dos pregadores continuou a encorajá-la.
O Beato Alan de la Roca foi contratado para fazer ressurgir, tarefa seguido por Jacobo Sprenger , antes do convento dos dominicanos em Colónia ( Alemanha ). No século XVI, ele já estava em sua forma gerenciada hoje: Contemplação dos "mistérios", credo , Pai Nosso e Ave Maria como principais orações e contas como um meio de levar a oração.
Na Ave Maria, note-se que a segunda metade da frase foi acrescentada à primeira no século XIV, mas seu uso se tornou universal quando o Papa Pio V promulgou o Breviário Romano e ordenou que fosse rezada no início de cada hora do Ofício Divino , depois do Pai Nosso .
Foi a batalha de Lepanto que levou a Igreja Católica a realizar um banquete anual para a oração do rosário, pois o Papa Pio V atribuiu a vitória dos cristãos sobre os turcos à intercessão da Virgem Maria através da oração do rosário. A festa foi instituída em 7 de outubro . Primeiro foi chamado "Nossa Senhora das Vitórias", mas o Papa Gregório XIII mudou o nome da solenidade para "Nossa Senhora do Rosário".
Um fenômeno muito importante em torno dessa devoção foi o rosário público ou de rua, que surgiu em Sevilha em 1690 e logo se espalhou pela Espanha e suas colônias americanas. Eles foram cortejados antes de uma cruz, que tinha lanternas de mão e postes para iluminar os coros, e foram presididos pela insígnia mariana chamada Simpecado . Era a principal referência de devoção e, em Sevilha, no século XVIII, havia mais de cento e cinquenta namoros que faziam sua posição diariamente pelas ruas, rezando e cantando as Ave-Marias e os mistérios. Aos domingos e feriados, eles saíam de madrugada ou de madrugada. No começo eram masculinos, mas já no primeiro terço do século XVIII apareciam os primeiros rosários de mulheres que deixavam as férias à tarde.
Segundo a tradição católica, em Fátima (Portugal) , em 1917 , três pastorinhos apareceram à Virgem Maria , que lhes revelou que toda vez que uma Ave Maria é rezada é como se lhe fosse oferecida uma rosa , de tal maneira que cada Um rosário completo seria uma coroa de rosas (um conceito mencionado há muito tempo por Luis María Grignion de Montfort em sua admirável obra secreta do Santo Rosário ).
Em 16 de outubro de 2002, o Papa João Paulo II promulgou a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae , na qual considerou apropriado acrescentar cinco novos mistérios ao rosário, os luminosos. 6
Corona del Rosario [ editar ]
A coroa do rosário (ou camándula , como é conhecida em alguns países) é composta de cinquenta contas em grupos de dez (conhecidas como "dezenas"), com uma conta mais grossa entre cada dez ou uma conta um pouco mais separada de os da Ave Maria. A corda fecha nas extremidades, simplesmente enganchando-as ou em uma placa de interseção. A placa geralmente tem uma forma triangular ou similar, com o vértice para baixo, do qual, geralmente (mas nem sempre, especialmente em rosários antigos) uma seção de cinco contas (1, 3, 1), sendo um pouco maior os extremos, como os de nossos pais. Do último, vem um elo do qual está pendurado um crucifixo, ou uma cruz (freqüente na antiguidade, a partir do século XVIII). No passado, uma medalha também era usada no lugar da cruz. Esses cinco relatos podem simbolizar as cinco feridas de Jesus Cristo.e são usados para orações adicionais antes ou depois dos mistérios. Existem coroas ou rosários completos, ou seja, cento e cinquenta contas, mais 15 (de nossos pais), mais quinze (de Gloria Patri ), além de cinco (ou três) adicionais. Sementes de mogno ou mesmo pérolas reais foram usadas para fazer as contas , mas hoje elas também são feitas de materiais artificiais. No passado, rosários feitos com ossos de oliveira eram comuns , alguns dos quais se acreditava serem das oliveiras do Jardim do Getsêmani .
Tradicionalmente, quinze dezenas eram recitadas, um número que foi aumentado para vinte com a inclusão em 2002 dos "mistérios luminosos". Cada um, como já mencionado acima, corresponde a um dos "mistérios" da Redenção .
Mistérios do Rosário [ editar ]
Cada série de mistérios compreende cinco temas diferentes para meditação, cada um dos quais representa um momento na vida de Jesus e a Virgem Maria , a mãe de Jesus. O rosário representa as rosas , como uma oração que é oferecida à Virgem Maria , em seus diferentes estágios da vida como um mistério.
Tradicionalmente, o rosário era dedicado a uma das três séries de "mistérios" que deveriam ser recitados seqüencialmente, um para cada noite. De acordo com essa prática comum, na segunda e quinta-feira foram dedicados aos " mistérios alegres ", na terça e sexta-feira aos " dolorosos ", na quarta, sábado e domingo aos " gloriosos ". 7
Em 16 de outubro de 2002, João Paulo II promulgou sua carta apostólica Rosarium Virginis Mariae (isto é, Rosário da Virgem Maria ), na qual considerou apropriada a incorporação no rosário dos chamados " mistérios luminosos ".
[...] para destacar o caráter cristológico do Rosário, considero apropriada uma incorporação que, embora deixada à livre consideração dos indivíduos e da comunidade, também lhes permita contemplar os mistérios da vida pública de Cristo no Batismo. para a paixão. De fato, nesses mistérios contemplamos aspectos importantes da pessoa de Cristo como o revelador definitivo de Deus. Foi ele quem, declarado Filho favorito do Pai no Batismo na Jordânia, anuncia a chegada do Reino, testemunhando-o com suas obras e proclamando suas exigências. Durante a vida pública, é quando o mistério de Cristo se manifesta de maneira especial como mistério da luz: "Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo" (Jo 9, 5).
Para que se possa dizer que o Rosário é mais 'compêndio do Evangelho', é conveniente, portanto, que, depois de se lembrar da encarnação e da vida oculta de Cristo (mistérios da alegria), e antes de considerar os sofrimentos da paixão (mistérios da dor) e o triunfo da ressurreição (mistérios da glória), a meditação também se concentra em alguns momentos particularmente significativos da vida pública (mistérios da luz). Esta incorporação de novos mistérios, sem prejudicar nenhum aspecto essencial da estrutura tradicional desta oração, visa torná-la viva com renovado interesse na espiritualidade cristã, como uma verdadeira introdução à profundidade do Coração de Cristo, ao abismo da alegria e da luz, de dor e glória. 6João Paulo II, Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae sobre o Santo Rosário, 19
No mesmo documento, a ordem semanal de mysteria lucis (mistérios da luz ou da luz) é sugerida e indicada :
Onde introduzir os "mistérios da luz"? Considerando que os gloriosos mistérios são propostos seguidos no sábado e domingo, e que o sábado é tradicionalmente um dia marcado de caráter mariano, parece aconselhável transferir a segunda meditação semanal de mistérios alegres para o sábado, em que a presença de Maria é mais excelente. Assim, é gratuito na quinta-feira para a meditação dos mistérios da luz. 6João Paulo II, Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae sobre o Santo Rosário, 38
Portanto, as alterações na rosário neste foram os seguintes: 8
Os católicos tradicionalistas decidiram não incorporar essa nova maneira de rezar o rosário, mantendo as 150 Ave-Marias com 15 mistérios. [ compromisso necessário ]
Mistérios | Dias tradicionais | Dias atuais |
---|---|---|
Alegre | Segunda e quinta-feira, e também no tempo do advento e do natal | Segunda e sábado |
Doloroso | Terça e sexta-feira e durante a estação quaresmal | Terça e sexta |
Luminous | - | Quinta-feira |
Glorioso | Domingo, quarta e sábado e na Páscoa | Domingos e quartas-feiras |
Os temas de cada mistério são os seguintes:
- Alegre ou alegre: o anúncio do anjo à Virgem Maria, a visita de Maria a sua prima Isabel , Natal , a apresentação de Jesus no templo e Jesus perdidos e achados no templo .
- Doloroso: a oração de Jesus no jardim do Getsêmani , o flagelo de Jesus , a coroação de espinhos , Jesus carrega a cruz a reboque e a crucificação e a morte de Jesus.
- Luminoso ou leve: o batismo de Jesus no rio Jordão, a revelação de Jesus nas bodas de Caná , o anúncio do Reino de Deus , a transfiguração de Jesus e a instituição da Eucaristia .
- Glorioso: a ressurreição de Jesus , a ascensão de Jesus , a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos, a suposição de Maria e a coroação da Virgem .
formas de oração [ editar ]
- Enquanto segura o crucifixo, o sinal da cruz é feito e depois o Ato de Contrição é recitado.
- Na primeira grande conta, um Pai Nosso é recitado .
- Em cada uma das próximas três pequenas contas, uma Ave Maria é recitada .
- Uma glória é recitada antes da próxima grande contagem.
- O primeiro mistério do rosário daquele dia é anunciado e um Pai Nosso é recitado.
- Em cada uma das próximas dez pequenas contas (uma dúzia), uma Ave Maria é recitada enquanto reflete sobre o mistério.
- Uma glória é recitada depois das dez Ave-Marias. Você também pode fazer a oração de Fátima.
- Cada uma das décadas seguintes é recitada da mesma maneira: anunciando o mistério correspondente, recitando um Pai Nosso, dez Ave-Marias e uma glória enquanto medita sobre o mistério.
- Quando o quinto mistério é concluído, o rosário geralmente termina com a oração da Ladainha e da Rainha Salve.
Além disso, existem várias maneiras de orar que variam de acordo com a forma da meditação , as orações que são adicionadas ao orá-la e até a motivação da própria oração. Assim, há o " rosário missionário " , o "rosário das famílias", o " rosário dos mortos ", " o rosário da vida " e " o rosário meditado pela Quaresma " .
A oração do rosário evoluiu, após mais de 1200 anos de história. Cada país e cultura adaptou essa oração à sua idiossincrasia, embora o fim seja o mesmo, a maneira de orar pode variar. Por exemplo, há " Rosario Rosario " ou o " Rosário da Divina Misericórdia " amplamente utilizado na América Latina, mas pouco conhecido no resto do mundo.
As quinze promessas da Virgem Maria [ editar ]
A Igreja Católica indica quinze promessas que o Beato Alano de la Roca (em francês, Alain de La Roche) declarou receber da Virgem Maria, destinada a quem reza devotadamente o rosário. 9 de Outubro de foi Alano de la Roca, que restaurou a devoção a do rosário ensinada por São Domingos apenas um século antes e esquecido após sua morte. As promessas são as seguintes:
- Quem quer que me sirva, rezando diariamente meu Rosário, receberá toda a graça que ele pedir de mim.
- Prometo minha proteção muito especial e grandes benefícios àqueles que rezam meu Rosário com devoção.
- O rosário será um escudo de defesa muito forte contra o inferno , destruirá vícios, livres de pecados e exterminará heresias .
- O rosário fará com que as virtudes germinem e também fará com que seus devotos obtenham misericórdia divina; substituirá no coração dos homens o amor do mundo pelo amor de Deus e os levará a desejar coisas celestiais e eternas. Quantas almas por este meio serão santificadas!
- A alma confiada pelo Rosário não perecerá.
- Quem reza devotamente meu Rosário, considerando mistérios, não será oprimido pelo infortúnio, nem morrerá a infeliz morte; ele se tornará, se ele é um pecador; ele perseverará em agradecimento se for justo e, de qualquer forma, será admitido na vida eterna.
- Os verdadeiros devotos do meu Rosário não morrerão sem a ajuda da Igreja.
- Quero que todos os devotos do meu Rosário tenham na vida e na morte a luz e a plenitude da graça e sejam participantes dos méritos dos abençoados .
- Em breve libertarei as almas devotas do rosário do purgatório .
- Os verdadeiros filhos do meu Rosário gozarão de uma glória única no céu.
- Tudo o que me é pedido através do rosário será alcançado prontamente.
- Ajudarei todos aqueles que espalharem meu rosário em todas as suas necessidades.
- Todos os que rezam o rosário terão como irmãos na vida e na morte os abençoados do céu.
- Aqueles que rezam meu rosário são todos meus filhos amados e irmãos do meu Unigênito Jesus .
- A devoção ao santo rosário é um sinal manifesto de predestinação à glória.