Assim como algumas outras pedras de cor azul intenso, a Azurita está muito relacionada à espiritualidade e expansão da mente. Entretanto, esse cristal tem uma das maiores capacidades para despertar nossos poderes psíquicos, como mediunidade, clarividência e intuição, por exemplo. Também chamada de Malaquita Azul, a Azurita é um mineral de cobre do grupo dos carbonatos, e geralmente apresenta as formas compacta, prisma ou tubular. Sua cor predominante é o azul, ainda que em diversas tonalidades. Ela é comumente minerada em países como os Estados Unidos e Brasil.
São muitos e variados os benefícios da Azurita. Podemos começar com os efeitos físicos, como auxílio no tratamento de problemas na garganta, labirinto, articulações, coluna, rins, vesícula, fígado, baço, tireoide, ossos (incluindo os dentes) e pele. Também é uma ótima ferramenta de desintoxicação do organismo e doenças de origem mental.
A Azurita é conhecida por aumentar nossa capacidade intuitiva, clarividente, expandir a consciência e reduzir os medos. Na mente, trabalha para que nossas dores e preocupações sejam amenizadas, faz com que a capacidade de comunicação seja aprimorada e os processos meditativos se tornem mais fáceis. Atua especialmente sobre o chakra frontal, despertando a visão interior. Sendo assim, permite que se enxergue com precisão os fatos que realmente devem lhe importar na vida futura.
Além dessa característica, a Azurita também confere ao seu portador a redução do estresse, da tristeza e uma maior facilidade em reter e propagar conhecimentos, estimulando o intelecto. Sendo assim, ganha também o título de pedra da sabedoria, das possibilidades e do estudo sobre a mente humana.
Por ser uma pedra que vibra constantemente em energias altíssimas, ela é capaz de desintegrar facilmente forças de origem negativa. Sendo assim, pode manter suas energias limpas e purificadas por muito tempo. Caso sinta a necessidade de purifica-la, lave a pedra em água corrente e só um pouquinho de sal. Seque muito bem após a limpeza. Essa purificação é recomendada caso sua Azurita tenha sido exposta a energias muito densas, por exemplo, basta deixar sob a luz do Sol por cerca de 1 hora, dando preferência para os raios da manhã, que são menos agressivos, ou sob a luz do luar entre 3 a 6 horas.
Ela pode ser utilizada de várias formas, dependendo da propriedade que se quer extrair. Para fins terapêuticos, basta deixar a pedra em contato com a pele, especialmente sobre o chakra frontal (espaço entre as sobrancelhas). Caso esteja sentindo dores, pode posicionar a Azurita sobre a área afetada. Quando a finalidade é despertar ou expandir suas capacidades psíquicas como mediunidade, intuição e clarividência, o indicado é meditar com a pedra na mão esquerda. Você também pode dormir com ela debaixo do travesseiro — isso pode facilitar viagens astrais e sonhos reveladores.
Se quiser usar a Azurita num pingente, anel ou outro acessório, seu efeito será de proteção, elevação espiritual e purificação do campo energético. Você pode usar no seu dia a dia, sem restrições. No ambiente, a Azurita atua para purificar os chakras das pessoas próximas e fazer com que a energia do local não fique baixa. Deixe uma pedra de bom tamanho exposta na sua casa sempre que pessoas negativas entrarem nela.