quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Os ritmos do atabaque

Existe uma grande variedade rítmica num terreiro. No Candomblé, cada toque corresponde a um Orixá em especial.Os mais comuns são:

ADABI ou EGO - ritmo dedicado a Exu


ADARRUM - dedicado a todos os Orixás, também tocado para Ogum.


AGUERÊ - ritmo cadenciado quando dedicado a Oxóssi e mais rápido quando tocado para Iansã. Considerado o ritmo mais bonito do Candomblé.

ALUJÁ - toque rápido. Dedicado a Xangô.


BATÁ - também dedicado a Xangô. Pode ser lento ou rápido.


BRAVUM - não é atribuído a nenhum Orixá específico. É rápido, repicado e bem dobrado.


IGBIM - descreve a viagem de um ancião. É extremamente lento com batidas fortes. É dedicado a Oxalufã.


IJEXÁ - calmo e envolvente. Executado para Oxum.


ILÚ ou DARÓ - tocado com aguidavis (varetas). Atribuído a Iansã.


OPANIJÉ- ritmo pesado, lento triste e quebrado por pausas. Dedicado a Obaluaê.


RUFÓ - produz irradiação no terreiro. São repiques graves e constantes.


RUNTÓ - executado com cânticos para Obaluaê, Xangô e Oxumarê. De origem Fon.


SATÓ - lento e pesado. Tocado para Nanã.


VAMUNHA, RAMUNHA, ARRAMUNHA - é tocado para todos os Orixás, executado também na entrada e saída dos filhos de santo no barracão. É rápido, contagiante e muito bonito.

Ramunha


Ramunha é o cântico e dança da Nação Jêje e significa não tenho guerra, não sou guerra, não quero confusão, não sou confusão, eu só sou alegria. Então, a Ramunha é cantada para por as pessoas para fora do barracão, os iaôs que vem dançando para sair na Ramunha, para recolher na Ramunha. 

Algumas casas de Ketú também tocam a Ramunha para os Orixás dançarem, e ela na verdade pertence à outra nação que é o Jêje. Por causa da briga do povo Ketú e dos povos Iorubas que são os anketus com o povo do Jêje na África, foi a maior causa da escravatura acontecer no mundo, pois eles vêm a ser os prisioneiros de guerra. 

Quando começaram o jatobá, começaram a invadir as cidades, das cidades às regiões rurais, das regiões rurais aos sacerdotes e aos reis. Então, quando eles vieram para o Brasil, principalmente na Bahia, no porto de Salvador, eles não tinham outra alternativa a não ser serem amigos. 

Guerrearam lá, causaram a escravatura, os antepassados deles e aqui tiveram que se unir com os índios, com os caboclos, com o povo de todas as nações e assim nasceu o Candomblé no Brasil. Então, quando se solta a Ramunha nos barracões é para mostrar que todos podem ser unidos e nós não queremos guerra e não queremos confusão.

Você sabia?





Que na África, existem mais de duzentos Orixás. Os escravos vindos para o Brasil trouxeram alguns. Atualmente, são dezesseis Orixás, mas apenas doze deles são mais cultuados: Exú, Ogum, Oxóssi, Obaluaiê, Oxumarê, Xangô, Iansã, Oxum, Iemanjá, Nanã, Oxalá, Ossaim. Os outros quatros são: Obá, Logum Edé, Ewá e Iroko?

Que Tata Magança, é um título que se dá às pessoas que ultrapassaram tempo de santo (mais de 21 anos de santo)?

Que o homem quando faz sete anos de santo na Nação de Angola, ele é chamado de Tateto ou Tata de Inquice.

Que a lagartixa é um animal de fundamento da Oxum.

Que Mojubá ou Mojibá, na realidade é uma reverência, é uma saudação. Exú Mojubá ou Exú Mogibá que quer dizer: “Exú nós te reverenciamos”.?

Que as duas principais quizilas de oxum são: não comer peixes vermelhos, em especial Cioba e não abrir e nem comer melão (nem o branco, nem o rosado por dentro)?

Que Obá é uma guerreira valente e forte. É um Orixá feminino muito energético e fisicamente mais forte que muitos Orixás masculinos?

Que as principais quizilas dos filhos de Xangô, em especial, é não comer quiabo e não comer camarão sem tirar a calda, os espetos da cabeça do camarão, senão poderão trazer sérios problemas para essas pessoas?

Que Ogunjá é o Ogum que tem fundamento com Oxalá. Na Umbanda é Ogum Matinada e os filhos de Ogunjá devem ficar longe de bebidas, conflitos, intrigas e acidentes?

Que Iboalama é uma qualidade de Oxóssi que vem junto com Obaluaiê?

Que Oxum Opará, é uma Oxum guerreira que usa o abebê e uma espada na mão representando a guerreira, é uma Oxum de caminhos e come com Ogum?


Que Oriri com obi ralado é um banho muito bom para os filhos de oxum?

Que Milho, inhame e abóbora são quizilas dos filhos de ogum?

Que Obaluaiê, Kavungo ou Kikongo são nomes que Obaluaiê recebe dentro da nação de Angola, em uma tribo?


Que para acabar com o estresse através da magia cigana é só friccionar com as mãos todos os dias, uma gota de óleo de essência de lavanda no pulso e na palma da mão?