quarta-feira, 20 de junho de 2018

DESENVOLVIMENTO MEDIUNICO - PARTE 04

Preparo do ambiente das Reuniões
a) Sob o ponto de vista material:
· na mesa, livros básicos do Espiritismo e outros que desenvolvam o pensamento evangélico-doutrinário.
· Sala despida de quaisquer ornamentos e objetos estranhos à reunião.
b) Sob o ponto de vista moral:
· Os integrantes da equipe devem chegar sempre em atitude respeitosa, sem falatórios e gargalhadas, assim permanecendo no recinto.
· Lembrar-se de que a sessão mediúnica é um posto de socorro, onde os enfermos são credores de atenção e respeito.
· Inclinar-se ao silêncio e à compaixão, à bondade e à elevação de vistas, para que o conjunto possa funcionar em harmonia.
Local da Reunião Mediúnica O local ideal para se realizar a reunião mediúnica será sempre o centro espírita, onde existem avançados recursos de amparo espiritual, tais como:
· Proteção dos amigos espirituais.
· Colaboração dos companheiros responsáveis pela tarefa, no plano físico.
· Harmonia vibratória.
REUNIÃO DE EXPERIMENTAÇÃO DE SENSIBILIDADE MEDIÚNICA
Finalidade: Reunião destinada especificamente àqueles que, julgando-se portadores de sensibilidade mediúnica, desejam encontrar na Doutrina Espírita uma solução cristã para as dificuldades com que se defrontam.
As pessoas interessadas freqüentam em média quatro reuniões desta natureza e se evidenciada a sua sensibilidade mediúnica, são encaminhadas às reuniões de estudos evangélico-doutrinários e às de estudos de mediunidade, após o que, então freqüentarão a reunião de educação mediúnica.
Esta reunião se constitui de uma parte de estudos (aproximadamente uma hora) e alguns minutos destinados às verificações da sensibilidade mediúnica dos presentes.
O estudo se orienta no sentido de esclarecer aos freqüentadores o que é a Doutrina Espírita, como é que ela surgiu, o que é a mediunidade, como e porque se manifesta, a importância do estudo do Evangelho e da Doutrina Espírita, o valor da oração, etc. Tudo visando oferecer ao iniciante recursos para o seu reequilíbrio e harmonização psíquica
REUNIÃO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA
Finalidade: preparar e educar os médiuns para o exercício equilibrado de suas faculdades medianímicas, em bases evangélicas e com a segurança que a Doutrina Espírita proporciona.
De caráter privativo, esta reunião também conhecida como reunião de desenvolvimento mediúnico, será freqüentada pelos médiuns em desenvolvimento e pela equipe de sustentação, previamente composta pelos seus dirigentes.
Constituída de duas partes: _ Estudos doutrinários (princípios básicos da Doutrina, assuntos atinentes à mediunidade, no período de mais ou menos 60 minutos). _ Exercícios psíquicos, para oferecer aos médiuns: condições de exercer a mediunidade, controle nas manifestações, identificação dos espíritos pelas vibrações, controle do próprio médium, quando afastado do corpo físico, eliminação dos reflexos negativos induzidos pelos comunicantes em desequilíbrio, etc. _ Temas indispensáveis para estudo nesta reunião: Conceituação da mediunidade, Natureza da mediunidade, Perispírito, Identificação dos Espíritos, Mecanismo das comunicações mediúnicas, Classificação mediúnica, Casa mental, Reflexos (Incondicionados e condicionados), Influência moral do médium e do meio nas comunicações Mediunidade no lar (Problemas), Educação mediúnica. Exercício mediúnico (Mandato). Animismo. Influência dos espíritos na nossa vida. Obsessão e Desobsessão. Mediunidade e serviço. Mediunidade e prece. Mediunidade com Jesus. Evangelho no lar para sustentação do médium, etc. _ Obras recomendadas para estudo por parte de todos os médiuns e dirigentes: O Livro dos Espíritos,O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, Nos Domínios da Mediunidade, Estudando a Mediunidade, Mediunidade (Edgard Armond), Mediunidade sem lágrimas, Desobsessão, Mediunidade e Evolução, Seara dos Médiuns, etc.
Observação: Princípios Básicos da Doutrina Espírita: _ Deus, Jesus, Espírito, Perispírito, Evolução, Livre-Arbítrio, Causa e Efeito, Reencarnação, Desencarnação, Pluralidade dos Mundos Habitados, Imortalidade da alma, Vida Futura, Plano Espiritual, Mediunidade, Influência dos Espíritos na nossa Vida e Ação dos Espíritos na Natureza.
REUNIÃO MISTA DE ESTUDO E PRÁTICA MEDIÚNICA
Finalidade: Estudos evangélico-doutrinários e prática mediúnica. Esta reunião também é conhecida como reunião prática.
De caráter privativo, para os médiuns em atividade e já convenientemente educados e esclarecidos sobre o exercício da mediunidade, além de outros freqüentadores assíduos do Grupo, previamente indicados pelo dirigente e que integrarão a equipe de trabalho para esta reunião.
O dirigente, se possível, deverá ser trocado em períodos regulares de um o dois anos, a fim de evitar que os médiuns se condicionem a uma determinada direção.
Dividida em duas partes de períodos iguais (mais ou menos 45 minutos cada), a primeira será dedicada aos estudos evangélico-doutrinários. As obras mais recomendadas são: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo e obras subsidiárias sobre o assunto. O estudo poderá ser conduzido por uma ligeira leitura seguida de um ou mais comentários.
A segunda parte será dedicada ao intercâmbio mediúnico, durante o qual haverá a manifestação da espiritualidade através dos mentores espirituais e a manifestação de irmãos carentes de auxílio.
Evitar-se comunicações simultâneas, as quais, pouca instrução oferecem, porque cada entidade que se comunica é sempre portadora de uma mensagem pessoal de alerta ou necessidades características.
Nesta reunião será sempre ressaltada a necessidade de auto-evangelização de todos e particularmente do médium para melhor servir à Espiritualidade Superior.
Desta reunião será escolhida a equipe de colaboradores para a reunião de Desobsessão.
REUNIÃO DE DESOBSESSÃO
Finalidade: Assistência a encarnados e desencarnados através de auxílio evangélico às entidades vinculadas a processos obsessivos individuais ou coletivos.
De caráter privativo, para colaboradores e médiuns que já se encontrem em condições de participar deste tipo de atividade, previamente indicados pela direção da reunião.
A primeira parte será dedicada a uma leitura no tempo total de 15 minutos, destinada à preparação do ambiente, geralmente: O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo (Em leitura seqüente) e uma obra subsidiária, aberta sob a inspiração do momento. As obras de Emmanuel que comentam o Evangelho são bem indicadas para este tipo de leitura.
Logo em seguida, sem comentar as leituras, passa-se à prece inicial e ao intercâmbio mediúnico até o final (normalmente a reunião se prolonga por duas horas).
Para integrar a equipe devem ser escolhidos irmãos que já se abstenham do uso do álcool, do fumo, da carne, de condimentos excessivos, alimentos indigestos e que busquem controlar as emoções e atitudes numa melhor preparação para o trabalho. Se isto não for possível, recomendar-se que pelo menos no dia da reunião isto seja observado com responsabilidade por cada um.
A presença de pessoas necessitadas é dispensável, uma vez que a Espiritualidade pode promover o auxílio à distância, recomendando-se que as mesmas e os que por elas se interessem, permaneçam em atitude receptiva no horário da reunião (estudando,orando, etc.).
As tarefas inerentes a cada um dos elementos da reunião devem ser discriminadas, podendo para isso servir de orientação o livro Desobsessão de André Luiz, cuja leitura é recomendada a todos os integrantes da reunião.
Desenvolvimento da Reunião
§ Após as leituras preparatórias e já com a luz reduzida, será feita a prece pelo dirigente e iniciado o intercâmbio mediúnico, não sendo obrigatória a abertura desta parte por um espírito guia e, principalmente pelo mesmo Espírito e através do mesmo médium.
§ Diálogo caridoso mas esclarecedor com as entidades espirituais.
§ Incentivar a vidência e a audição, de tal modo que, apenas mediante o descrito pelo médium, possa ser atendido e acompanhado o Espírito carente em suas necessidades.
§ Evitar a manifestação simultânea de Espíritos.
§ Evitar as manifestações anímicas, tais como, gestos repetidos,meneio de cabeça, zumbidos, etc., mediante apelo ao espírito do próprio médium.
§ Quando se fizerem necessárias, preces curtas objetivas, adequadas a cada caso, proferidas com sentimento.
§ No caso de tratamento de alguém, só divulgar o que for aconselhável.
§ Fazer o possível para anotar as manifestações da Espiritualidade que costumam apresentar conteúdo que necessite de maior meditação por parte dos presentes.
§ O número ideal de participantes será de até 14, evitando mudanças repetidas, substituindo-se no caso de afastamento, por outro que seja escolhido pela própria equipe.
§ A direção não deve recair sobre médium psicofônico, e deve sofrer rodízio periódico.
§ Além do dirigente será escolhido um substituto para os impedimentos eventuais.
§ A reunião poderá ser semanal, em dia e hora determinada, com hora certa para iniciar e prevista encerrar.
§ Será recomendada a presença dos integrantes pelo menos 15 minutos antes de seu início.
§ O local da mesma será no Centro Espírita, se possível, em sala específica para reuniões mediúnicas, equipada com móveis adequados e mantida toda simplicidade possível.
§ Só faltar a reunião por motivo de força maior, procurando avisar ao dirigente a sua ausência.