segunda-feira, 19 de março de 2018

TALOSSOTERAPIA


Talassoterapia é o método natural, conhecido desde a história antiga, utilizado por gregos, romanos, e mesmo antes, que utiliza o poder curativo da água marinha.
Na Inglaterra foi publicado em 1697 o primeiro estudo a respeito do poder terapêutico do mar. Meio século mais tarde, Richard Russel publicava seus estudos recomendando o uso (interno e externo) para problemas digestivos e articulares. Era apenas o princípio dos conhecimentos. Em 1791 a Inglaterra funda seu primeiro "hospital marinho", onde tratava-se de reumatismo, anemia, doenças infecciosas e muitas outras afecções.
A água salgada dos oceanos possui propriedades terapêuticas, capazes de conseguir resultados assombrosos em todo o nosso organismo.
Um tratamento tão antigo como a humanidade está à nossa espera à beira do mar, sem que para tal seja necessário qualquer requisito especial.
A talassoterapia palavra que tem a sua origem no grego thàlassa, que significa mar, é o conjunto de benefícios que nos brinda o meio marinho.
Esses benefícios centram-se basicamente no banho de água salgada e e no tempo que se permanece sobre a areia da praial. A terapia torna-se mais eficaz se se realizar durante a manhã.
Ao encontrar-se rodeado pela água do mar, produz-se na superfície cutânea por osmose (mudança de substâncias em ambas as direções através de uma membrana), uma regeneração de elementos, principalmente iodo e sódio. Mediante o movimento das ondas, o mar exerce sobre o corpo uma ação tonificante ou hidromassagem natural.
Indicação: Segundo o Prof. Francisco Antunes, engenheiro químico fundador do Instituto Augusta de Pesquisa, a carência de minerais é causa de inúmeros distúrbios de saúde. Como meio ideal para repor minerais perdidos, ele aponta a água do mar, ressaltando ainda seus poderes preventivos. Com o intuito de fornecer os minerais necessários ao organismo, ele desenvolveu um produto conhecido como SKRILL (composto mineral natural), que é exatamente a água marinha destituída de alguns elementos.
Por tudo isso a talassoterapia tem poderes incríveis, sobretudo preventivos, embora mostra-se eficaz no tratamento de diversas enfermidades, como osteoporose, problemas vasculares (artrites), adiposidade, celulite, algumas depressões, insônia, esgotamento nervoso, problemas respiratórios, doenças de pele, artroses, algias (em geral da coluna), reumatismos inflamatórios, problemas metabólicos e muitos outros.
Método: A talassoterapia consiste na administração de banhos, quentes e frios, com freqüência controlada, utilizando-se a água do mar.