O èrindinlógun popularmente conhecido como Jogo de Búzios no Brasil, trata-se de um oráculo sagrado e preciso; e quando manuseado por um Bàbálóòrìsà ( Pai de Santo) competente é extremamente eficaz na identificação e solução de todos os tipos de problemas, sejam eles de ordem física ou espiritual.
Já aqui falámos do óraculo dos Orixás, o jogo de búzios. Hoje vamos começar a perceber um pouco como nos chegam as mensagens dos Orixás através do jogo, e como é basicamente interpretada cada caída. O método mais simples é o jogo com quatro (4) búzios, vamos então começar com esse.
| |||
O èrindinlógun popularmente conhecido como Jogo de Búzios no Brasil, trata-se de um oráculo sagrado e preciso; e quando manuseado por um Bàbálóòrìsà ( Pai de Santo) competente é extremamente eficaz na identificação e solução de todos os tipos de problemas, sejam eles de ordem física ou espiritual.
Já aqui falamos do oráculo dos Orixás, o jogo de búzios. Hoje vamos começar a perceber um pouco como nos chegam as mensagens dos Orixás através do jogo, e como é basicamente interpretada cada caída. O método mais simples é o jogo com quatro (4) búzios, vamos então começar com esse.
ALAFIA:
Caída de quatro búzios abertos: Significa “SIM”, positivo, confirmação, tudo bem. Não há nenhuma margem de erro ou contrariedade para a pergunta em questão.
ETAWA ou ORUSUN:
Caída de três búzios abertos e um fechados
Significa “TALVEZ”, dúvidas, dificuldades para a realização e concretização, momento de cautela, de conselhos e prudência.
EJI ALAKETO ou MEGE:
Caída de dois búzios abertos e dois búzios fechados: Significa “SIM”, tudo favorável, caminhos desobstruídos, tendências fortes ao sucesso e progresso espiritual. Geralmente, confirma a pergunta anterior.
OKARAN ou TAUAR:
Caída de um búzio aberto e três fechados: Significa “TALVEZ”, negativo, tendências fortes a inimizades, problemas pessoais que interferem atrapalhando a vida material, retrocesso espiritual. No lado positivo, recebimento de notícia.
OYAKU ou AKU:
Caída de quatro búzios fechados: Significa “NÃO”, com força de catástrofe, ruínas, separação, desastres, perdas em todos os sentidos. Geralmente, denota a presença de transformações radicais, como a morte. | |||
O JOGO DE ODU
Este método é mais abrangente e leva no jogo os dezesseis (16) búzios.
RESULTADOS: ODU: OKARAN Caída de um búzio aberto e 15 fechados Responde: EXU Responde: “NÃO e SIM!” Aqui, EXU está dificultando a realização dos negócios, propiciando discussões, inimizades, provocando inveja e perturbações pessoais e emocionais de toda ordem, que, no momento, confundem o consulente, fazendo - o abalar o meio em que vive. Problemas espirituais acentuados, sustos, perdas, trabalhos feitos contra o consulente, aprisionamento, perigos. Porém, EXU pode responder positivamente em questões com perguntas mais precisas, pois simboliza que o orixá está presente e “de pé” (OTUBI). | |||
ODU: EGI OKÔ Caídas de dois búzios abertos e 14 fechados. Responde: OGUM Responde: “SIM!” OGUM sempre favorece as situações do cotidiano, contudo, com problemas iniciais. OGUM estabelece demandas, guerras, triunfos, porém, com inimigos ocultos. Este resultado indica também a necessidade de perseverança, para que o consulente sobreponha - se às provas, aos empecilhos iminentes para só depois obter os resultados concretos e esperados. Odu da cautela. ODU: ETA OGUNDÁ Caída de três búzios abertos 13 fechados. Responde: OBALUAIÊ. Responde: “NÃO!” OBALUAIÊ é forte e sempre responde com força e decisão para suplantar os empecilhos do dia - a - dia. Está caída denota doenças, golpes, paixões impossíveis, dinheiro ganho através de herança, possibilidades de suicídio de alguém próximo ao consulente, tendências para obstáculos e inimigos contínuos, sugerindo, então, mais cautela neste momento e uma atenção rigorosa à saúde. Odu da saúde. ODU: YOROSUN Caída de quatro búzios abertos e 14 fechados. Responde: YEMANJÁ. Responde: “TALVEZ!” YEMANJÁ, aqui, denota calúnia, falsidade e indecisão. Um indivíduo desconfiado e falso próximo ao consulente, provoca surpresas desfavoráveis. Indecisão e intrigas estão rodando - o, fazendo com perca oportunidades pessoais quase concretizadas. Contudo, a força positiva de YEMANJÁ equilibra o lado profissional. Odu da indecisão, da família. ODU: OXÉ Caída de cinco búzios abertos e 11 fechados. Responde: OXUM. Responde: “SIM!” OXUM sempre favorece as relações, mas somente depois de algum sofrimento, lágrimas e angústia. A abundância estará em tudo o que o consulente procurar realizar, propiciando momentos bons para novos negócios, desde que corretos e justos. As ilusões podem ser constantes. Saúde instável e notícias inesperadas. Odu da felicidade, da bênção e da fama. ODU: OBARÁ
Caída de seis búzios abertos e 10 fechados.
Respondem: OXOSSI e LOGUM - NEDÉ Responde: “SIM!” OXOSSI e LOGUM - NEDÉ unidos, sempre indicam o caminho mais exato, o mais direto, sem indecisões, indo à busca daquilo que deseja. Expressa o apoio de sua força, colocando ao lado do consulente, amigos ou parentes que possam auxiliá-lo neste momento. Odu da sorte e da riqueza.
ODU: ODI
Caída de sete búzios abertos e nove fechados. Responde: OMULU ou OXALÁ. Responde: “NÃO!” Representa os prazeres, as possibilidades de viagens, a ambição que desenvolve a vida profissional, levando - a desfechos que elevarão a situação atual do consulente. Deve controlar a ansiedade e ater - se a problemas de saúde que, aparentemente, pareçam banais. Odu de maior força negativa acarreta misérias e infortúnios graves. ODU: EGI ONILÉ Caída de oito búzios abertos e oito fechados. Responde: OXAGUIÃ. Responde: “NÃO e SIM!” Proteção espiritual, força e honestidade são aspectos positivos desta caída, que promove a construção e a elevação pessoal e profissional, harmonizando e tranqüilizando. No sentido negativo, sugere ao consulente que refreie as suas paixões, a voluptuosidade, os ciúmes e o desejo de vingança. Odu do engano, da traição e da mentira. ODU: OSSÁ Caída de nove búzios abertos e sete fechados. Responde: YEMANJÁ. Responde: “TALVEZ!” Está caída denota força de vontade para o consulente conseguir o que procura, pois, tem poder de ação pouco desenvolvido para continuar na estrada. É preciso controlar o autoritarismo para não sofrer privações e desgostos por conseqüências de seus atos. Relacionamentos frágeis, baseados na profissão em breve. Odu do início e das viagens que propiciam as mudanças. ODU: OFUN Caída de 10 búzios abertos e seis fechados. Responde: OXALUFÃ. Responde: “SIM!” OXALUFÃ sempre permite a entrada da luz, da resolução dos problemas, da bondade e de toda a realização que esteja em comum acordo com estes propósitos. Não adianta querer enganar ou “montar” um outro caminho. Sugere ao consulente permanecer onde está. Sensibilidade na região do rosto, garganta, nariz e olhos. Relacionamentos pessoais e profissionais tranqüilos e sem interferências. Odu da teimosia, porém, munida de sorte.
ODU: OWARIN
Caída de 11 búzios abertos e cinco fechados. Responde: IANSÃ. Responde: “TALVEZ!” YANSÃ sempre responde positivamente, dando, neste caso, dubiedade às questões. Para confundir o consulente, insinua desuniões, conflitos e inimigos gerados, muitas vezes, por forças ocultas. Sensibilidade na saúde. A força de YANSÃ interfere espiritualmente, protegendo o dia - a - dia do consulente e sugerindo perspectivas de resultados favoráveis. Odu do progresso, porém, com grandes problemas iniciais. ODU: EGI LAXEBORÁ Caída de 12 búzios abertos e quatro fechados. Responde: XANGÔ. Responde: “SIM!” A força da justiça de XANGÔ favorece o consulente dando - lhe esclarecimentos sobre negócios pendentes, facilitando os negócios ou as transações, desde que estejam de acordo com a verdade e todos tirem proveito dos resultados. Emocionalmente, não admite e nem favorece nenhum tipo de traição. Odu dos problemas e discórdias que geram os atrasos pessoais e profissionais. ODU: EGI OLOGBON Caída de 13 búzios abertos e três fechados. Responde: NANÃ e OBALUAIÊ. Responde: “SIM e NÃO!” Superação de todas as dificuldades apresentadas. Sorte nas relações emocionais e profissionais. Porém, está caída significa transformação com o poder de renovação, com mudanças radicais na vida do consulente. A saúde precisa ser melhor administrada , principalmente os cuidados diários que parecem insignificantes , dando atenção especial ao desgaste desnecessário de energias vitais Odu das dificuldades,da presença da morte e das paixões obsessivas .
ODU: IKÁ ORI
Caída de 14 búzios abertos e dois fechados. Responde: OXUMARÊ e OSSAIM. Responde: “TALVEZ!” OXUMARÊ sempre responde com fertilidade e dubiamente: em negócios estará favorecendo o consulente com a riqueza e a sorte; emocionalmente, representa uma forte instabilidade nas relações, não conseguindo unificar a sua predisposição para dois amores e duas situações simultâneas. Indica também traição emocional, devendo evitar, neste momento, qualquer tipo de união ou sociedade. Odu das vitórias sobre as demandas alheias.
ODU: OBE OGUNDÁ.
Caída de15 búzios abertos e um fechado. Responde: OBÁ e EWÁ. Responde: “TALVEZ!” Existe uma grande probabilidade de conseguir o empreendido, pois EWÁ representa a força, a determinação, a iniciativa e a coragem real, que detém todo o poder para alcançar os objetivos. Tudo o que estiver no início terá perspectivas grandes sucesso. Contudo, a presença de OBÁ pode propiciar disputas e imprevistos com poucas chances de êxito, caso o negócio em questão já esteja em andamento. Aqui, simbolicamente, o orixá EXU aparece solicitando oferendas (OBUKÓ). Odu dos empecilhos confusos e das dificuldades de conclusão. ODU: ALAFIA Caídas de 16 búzios abertos Responde: ORUNMILÁ. Responde: “SIM, COM CERTEZA!” Significa a luz, a força e a verdade ao lado do consulente para todo e qualquer tipo de resolução e decisão que precisa tomar. O cuidado, aqui, está apenas na orientação e apoio daqueles que estão ao seu redor saiba avaliar bem as intenções. Odu da felicidade e da sorte pura, que gera somente triunfos. CAÍDA DE 16 BÚZIOS FECHADOS. Solicita-se a Ifá uma nova jogada a fim de que se comprove o intento. Sem respostas. |