segunda-feira, 19 de março de 2018

AURICULOTERAPIA


auriculoterapia, também designada de auriculopuntura (uso de agulhas)  ou terapia auricular, é praticada desde há milénios pelos chineses, sendo inclusivamente uma técnica integrante da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), mas também por outras culturas antigas, em particular pelos egípcios.
Baseia-se no princípio de que os pontos auriculares estão relacionados com as várias partes do corpo. A sua estimulação vai actuar nos órgãos correspondentes, auxiliando-os a encontrar o seu normal funcionamento.
Por sua vez, a orelha é composta por tecido cartilaginoso onde circulam numerosos nervos importantes, os quais atuam como condutores, recebendo e emitindo informação sensorial importante.
Durante a larga história deste método terapêutico foram sendo associadas características terapêuticas às distintas regiões do pavilhão auricular, mas foi recentemente, na década de 50, que o médico francês Paul Nogier, reorganizando e catalogando os pontos, codificou a mapa de terapia auricular, no qual a orelha representa um feto de cabeça para baixo.
É a terapia que estuda o pavilhão auricular para tratar os diversos distúrbios emocionais, físicos ou mentais.
A origem desse tratamento milenar teve sua origem na China, através da Acupuntura.
A massagem, a cauterização ou puntura de pontos especiais na orelha refletir-se-á no órgão correspondente afetado, proporcionando o equilíbrio energético necessário.
Indicação: Paralelamente aos tratamentos médicos tradicionais (alopáticos) podemos recorrer ao tratamento diferenciado de Auriculoterapia, para diversos distúrbios, dos quais citamos apenas alguns como exemplo:
  • DIABETES
  • DISTÚRBIOS ENDÓCRINOS
  • LABIRINTITE
  • TENDINITE
  • STRESS
  • OBESIDADE
  • TPM