segunda-feira, 19 de março de 2018

ACUPRESSURA


acupressura é uma terapia semelhante à Acupuntura e ao Shiatsu.
Também baseia-se nos estímulos em determinados pontos do organismo, visando liberar o CHI para que ele flua livremente pelos meridianos.
Para fazê-lo, o terapeuta utiliza a ponta dos dedos e o polegar, embora haja também às vezes massagem ao longo dos meridianos.Essa técnica pode ser auto-administrada, depois de ser treinada com um instrutor habilitado.
acupressura pode ser utilizada com diversos fins terapêuticos. Destacam-se o tratamento do estresse e dos problemas a ele relacionados, como insônia, ansiedade e outros. Dores (de cabeça ou nas costas) e perturbações gástricas também podem ser aliviadas.
O terapeuta visa estimular determinados pontos (situados nos meridianos) que têm a propriedade de obter respostas de órgãos e sistemas do corpo.Estas pressões variam em intensidade e tempo de aplicação, para cada caso tratado.
Os pontos de acupressão mais influentes no sistema de energia dos meridianos são os pontos de comando, que são pontos que ficam entre o cotovelo e os dedos das mãos, e o joelho e os dedos dos pés.
Para chegar ao diagnóstico, o terapeuta observa, toca e entrevista cada paciente.
Com o diagnóstico definido, inicia-se o tratamento. Este é feito por meio de pressões nos pontos corretos para restabelecer o fluxo ideal do CHI e o funcionamento perfeito do sistema ou órgão em tratamento.
CHI = Modernamente descrito como energia eletromagnética, o CHI (pronuncia-se tchi), é a energia que alimenta, sustenta e estimula todas as nossas células - e o organismo como um todo. É também responsável pela defesa e cura de distúrbios emocionais, mentais e físicos.
O CHI flui pelo organismo por canais bem definidos, chamados meridianos. Quando esse fluxo é feito harmoniosamente, gozamos de saúde perfeita. Quando há um impedimento, estagnação ou dificuldades em seu fluxo, podemos apresentar distúrbios físicos, mentais ou emocionais