O simbolismo da água é a vida. Assim, ela pode ser associada à ervas, plantas, flores e especiarias para promover a renovação de nossas energias, nos libertar da negatividade e aumentar o nosso campo áurico.
Para realizar os banhos energéticos, que devem ser feitos sempre depois do banho comum, deve-se dissolver um pouco de ervas, flores, especiarias ou gotas de essência em aproximadamente dois litros de água.
Contudo, as ervas ou flores que se não forem secas, devem ser lavadas em água corrente antes de seu uso, só podem ser colocadas depois de ferver a água e retirá-la do fogo.
Faça uma infusão, deixando as ervas na água fervida, com a panela tampada por mais ou menos quinze minutos.
Mexa sempre com uma colher de pau e nunca com as mãos, para que assim você não contamine o banho com energias negativas.
Aguarde-a amornar.
Após o banho comum, jogue o banho em seu corpo. Algumas crenças e religiões determinam que o banho deve ser jogado do pescoço para baixo, por isso sugiro que você faça do modo como preferir.
É importante que você siga sua intuição e seu conhecimento interior e esteja atento para o fato de que na cabeça é que está o ponto energético que cuida do equilíbrio espiritual, chamado de chacra ou ori.
Assim, devido a característica agressiva de algumas ervas, deve-se prestar atenção para não colaborar com o desequilíbrio desta região.
Os perfumes, sais de banho e óleos são ótimos para energizá-lo e também contribuem para o equilíbrio, harmonia e sensação de bem-estar, por isso não economize na hora de usá-los.
Jogue as sobras das ervas e ingredientes usados nos banhos em água corrente ou deixe-os em um jardim, onde haja natureza.