quarta-feira, 10 de outubro de 2018

O Uso Ritualístico das Ervas – A Magia Vegeto-astromagnética

O reino vegetal em sua grande riqueza de espécies oferece uma vasta possibilidade de estudo para os interessados em desvendar as curas as quais ele proporciona.
Na prática habitual dos terreiros de umbanda, é bastante comum observarmos o uso ritualístico das ervas em grande amplitude, ou seja, usam-se as folhas, frutos, caules e flores. Existe, inclusive, denominação própria para aqueles que são conhecedores maduros dos poderes curativos das plantas, também chamados de Tatá-macaias (Tatá – pai; Macaia – mata).
Entretanto, dada a grande diversidade de cultos e preceitos nos vários terreiros, é notório e bem possível que venham a existir diferenças no uso ritualístico das ervas, como também quanto aos nomes dados a cada uma delas. Essa diferença nasce da influência regional, da tradição de santo seguida pelo terreiro e da vivência templária de quem manipula estes materiais.
Fato é que, independente, do nome regional concedido a qualquer planta, a ciência acadêmica se ocupou de classificar a maioria, o que facilita o estudo quando tomamos por referência o nome científico da planta em análise.
Partindo desta premissa, o AUEA idealizou e desenvolveu dois setores imprescindíveis no uso e aplicabilidade da magia vegeto-astromagnética, no que diz respeito às práticas ritualísticas utilizadas dentro e fora do santuário. O setor de Herbário, que é responsável pelo plantio e cultivo das plantas (ervas sagradas), fornece a matéria-prima ao setor de Ciências, responsável pela manipulação das ervas, confecção dos banhos, defumadores, perfumes e desagregadores que são utilizados nas giras públicas e também disponibilizados ao público interessado. À frente dos aludidos setores, temos um técnico em agropecuária, responsável pelo cultivo das plantas, uma geneticista, um químico e um homeopata que, em conjunto, supervisionam toda a atividade de manipulação e confecção dos produtos de axé.
No aspecto magístico do uso das plantas ritualísticas, o agrupamento conta com a orientação do Mentor Dirigente das atividades, Caboclo Cobra Coral – Mestre Araniananda, além de nos apoiarmos também nos ensinamentos deixados pelo saudoso Matta e Silva, Mestre Yapacani[1].
As primeiras lições que cuidamos de aprender sobre o uso das ervas tratam da estrutura básica dos vegetais. Estudamos as constituições das raízes, caules, folhas, frutos e frutas, a fim de entendermos todo o mecanismo de reações químicas e energéticas que podem acontecer nos vegetais. Em linhas gerais, as plantas têm a propriedade de absorver e transformar energia luminosa captada do sol em substâncias químicas que são somadas aos micro e macro-nutrientes absorvidos do “habitat” natural dela. Todo esse processo é conhecido como fotossíntese, processo físico-químico que permite um grande acúmulo de energia prânica nos vegetais.
Para nós integrantes do grupo mediúnico do AUEA, a magia astro-vegetomagnética é a magia cuja ciência tem por fundamento extrair, por processo natural magístico, o magnetismo do vegetal (energias vitais provenientes do sol) em perfeita correspondência com o astro e a linha de força que o influencia. Pode ser, ainda, a magia que procura relacionar magneticamente o astro e o vegetal, obtendo os seus benefícios físicos e astrais, em causa própria ou em benefício de terceiros, por meio da utilização de vários métodos, tais como as defumações e banhos, na intenção ritualística de agregrar, desagregar, fixar etc.
Da imensa variedade de espécies vegetais possíveis de serem usadas pelos umbandistas ou não, começamos analisando 49 ervas sagradas classificadas pelo Caboclo das 7 Espadas, por meio da mediunidade do Mestre Arhapiagha, no livro “Umbanda, O Elo Perdido”.
Vejamos o quadro de correlações vibracionais abaixo, pois, com elas, é possível entender as intermediações entre os sete orixás em toda manipulação que se deseje fazer.
TABELA DE CORRELAÇÕES VIBRACIONAIS E INTERMEDIAÇÕES
Planta sagradasOrixáIntermedia paraExu-ServentiaPosição Planetária
MaracujáUrubatão da Guia(OXALÁ)Sete EncruzilhadasSol em Leão
Erva CidreiraUbirajaraYemanjá7 VentaniasSol em câncer
JasmimUbiratanYori7 PembasSol em Gêmeos ou Virgem
LouroAymoréXangô7 ChavesSol em Sagitário ou Peixes
GirassolGuaracyOgum7 PoeirasSol em Áries ou Escorpião
HortelãGuaranyOxossi7 CruzesSol em Touro ou Libra
ArrudaTupyYorimá7 CapasSol em Capricórnio ou   Aquário
PanacéiaYara(YEMANJÁ)Pomba-GiraLua em Câncer
PariparobaEstrela do MarOxaláExu CarangolaLua em Leão
QuitocoOxumYoriExu do MarLua em Gêmeos ou Virgem
Folhas de VioletaInhassãXangôExu MaréLua em Sagitário ou Peixes
Picão do MatoSereia do MarOgumMá-CangiraLua em àries ou Escorpião
ManacáIndaiáOxossiNanguêLua em Touro ou Libra
Arruda fêmeaNana BurucumYorimáGererêLua em Capricórnio ou   Aquário
ManjericãoTupanzinho(YORI)TiririMercúrio em Gêmeos ou   Virgem
Capim-limãoOriOxaláToquinhoMercúrio em Leão
VerbenaYaririYemanjáMirimMercúrio em Câncer
AmoreiraDoumXangôLaluMercúrio em Sagitário ou   Peixes
Melão S. CaetanoYariOgumGangaMercúrio em Áries ou   Escorpião
MorangoDamiãoOxossiManguinhoMercúrio em Touro ou Libra
CrisântemoComeYorimáVeludinho da Meia-NoiteMercúrio em Capricórnio ou   Aquário
PlantaOrixáIntermedia paraExu-ServentiaPosição Planetária
LimãoXangô Kaô(XANGÔ)GiramundoJúpiter em Sagitário ou   Peixes
Lírio da CachoeiraPedra BrancaOxaláE. MangueiraJúpiter em Leão
AbacateX. 7 PedreirasYemanjáE. VentaniaJúpiter em Câncer
Erva-tostãoXangô 7 CachoeirasYoriE. Quebra PedraJúpiter em Gêmeos ou   Virgem
Alecrim do MatoXangô 7 MontanhasOgumE. CorcundaJúpiter em Áries ou   Escorpião
FedegosoXangô AgodôOxossiE. das PedreirasJúpiter em Touro ou Libra
GoiabaX. Pedra PretaYorimáE. Meia- NoiteJúpiter em Capricórnio ou   Aquário
RomãOgum de Lei(OGUM)Tranca-RuaMarte em Áries ou   Escorpião
TulipaMatinataOxaláE. Tira-TeimaMarte em Leão
LosnaOgum YaraYemanjáE. Tranca-GiraMarte em Câncer
MacaéOgum MegêYoriE. Limpa TudoMarte em Gêmeos ou Virgem
JurubebaBeira MarXangôE. Tira-TocoMarte em Sagitário ou   Peixes
SamambaiaRompe MatoOxossiE. VeludoMarte em Touro ou Libra
Cinco FolhasOgum de MalêYorimáE. PorteiraMarte em Capricórnio ou   Aquário
Erva-DoceArranca Toco(OXOSSI)MarabôVênus em Touro ou Libra
Malva-CheirosaC. ArrudaOxaláE. CampinaVênus em Leão
MalvaíscoPena BrancaYemanjáE. das MatasVênus em Câncer
Erva da JuremaC. JuremaYoriE. BauruVênus em Gêmeos ou Virgem
Parreira-do-MatoCobra CoralXangôE. Capa PretaVênus em Sagitário ou   Peixes
DracenaAraribóiaOgumE. PembaVênus em Áries ou   Escorpião
SabugueiroTupynambáYorimáE. LonanVênus em Capricórnio ou   Aquário
EucaliptoPai Guiné(YORIMÁ)Pinga-FogoSaturno em Capricórnio ou   Aquário
AlfavacaPai ToméOxaláE. Come-FogoSaturno em Leão
Vassoura BrancaPai ArrudaYemanjáE. BrasaSaturno em Câncer
Sete-SangriasP. Congo d´AruandaYoriE. LodoSaturno em Gêmeos ou   Virgem
TamarindoMaria CongaXangôE. CaveiraSaturno m Sagitário ou   Peixes
TrombetaPai BeneditoOgumE. AlebáSaturno em Áries ou   Escorpião
Guiné-PipiuPai JoaquimOxossiE. BaraSaturno em Touro ou Libra

É de capital importância que o interessado em manipular a magia astro-vegetomagnética conheça o ciclo de energia vital que ocorre nas plantas para que consiga obter na colheita dos materiais o maior potencial de axé. Este ciclo funciona resumidamente da seguinte forma:

“… A colheita das ervas, independente de seu uso, deverá ser processada na quinzena positiva, isto é, nas luas Nova e Crescente. E por que nessas luas? Porque a energia vital ou prana faz seu ciclo, no reino vegetal, obedecendo ao seguinte rito: na lua Minguante ou Quarto Minguante, a força prânica ou de vitalidade se concentra na raiz, vitalizando-a, permitindo que ela tire do solo nutrientes físicos e os de ordem espiritual ou hiperfísicos. Essa fase demora em geral 7 dias para ser completada. Após essa fase entramos na lua Nova. Na lua Nova o éter vital ou prana se concentra nas folhas, flores e frutos. Essa fase também dura 7 dias. Após a lua Nova, entramos na lua Crescente ou Quarto Crescente. Nessa fase ainda há uma corrente energética ou prânica nas folhas, mas após o 3º dia a corrente se desloca para os galhos menores, e daí ao 7º dia passa para os galhos maiores. Na fase seguinte, da lua Cheia, a corrente prânica desce ainda mais, alcançando o caule primário; desce até o 7º Dia da lua Cheia, quando o prana já está praticamente acumulado na raiz. Aí, na próxima Minguante, reinicia-se novo ciclo. Pelo exposto, fica-nos muito claro que não se deve colher ervas nas luas Cheia e Minguante, pois a força vital, o prana, as energias eletromagnéticas estão na raiz e é claro ninguém vai tomar banho de raiz, pois se o fizer será uma só vez para aquela planta, e não é de nosso feitio aniquilar o reino vegetal, nobre auxiliar para a sobrevivência do Homem.” (RIVAS NETO, F.(Arapiaga). Umbanda, o elo perdido: obra mediúnica, 3ª. ed – São Paulo: Editora Ícone,1999, p.259.)

Ciente das informações acima relatadas, resta-nos então, sucintamente, entender os requisitos daquele que será o responsável pela colheita das ervas escolhidas.
Em primeiro lugar, a colheita deve ser realizada por quem conheça o processo e a técnica exigida para tal ato. A incumbência dada ao responsável não poderá fugir das etapas predeterminadas, bem como ao zelo, às recomendações, principalmente, de cunhos espirituais. É bom sempre lembrar que existe uma íntima ligação entre o vegetal e os espíritos elementares que zelam pela sua manutenção junto à natureza. Assim, é evidente que a pessoa que irá colher as ervas deva ter noção desses fundamentos…
Sendo assim, seguem algumas dicas importantes:
–   Ter autorização espiritual quando a colheita for para uso coletivo, salvo se for para uso pessoal;
–   É vetado à mulher autorização para colheita quando estiver em seu período menstrual, principalmente, se for voltada para terceiros;
–   Saber identificar as ervas de acordo com as suas características individuais e coletivas;
–   Estar afinizado com as evocações e procedimentos junto aos elementares (espíritos que comandam ou estagiam na natureza) para retiradas desses vegetais do “habitat” natural;
–   Não proceder à colheita das ervas sem estar física e espiritualmente higienizado.
Enfim, ressaltamos a importância de harmonizarmos o uso ritualístico das ervas com as orientações espirituais, visto que os mentores sempre buscam potencializar os benefícios dessa prática em nós, incrementando as várias terapias utilizadas nos inúmeros terreiros de umbanda espalhados pelo Brasil.
Tashirodhan
20/06/2013
*Correção ortográfica e gramatical – Cleane Drumond


[1]Segredos da Magia de Umbanda e Quimbanda.

SIMPATIAS

ADVERTÊNCIA E INFORMAÇÕES

As Simpatias Populares podem ser consideradas fenômenos culturais e sociológicos da máxima importância ou meras crendices e superstições, dependendo do ângulo de visão de cada um. De minha parte, limito-me apenas a divulgar esse repertório da tradição popular, da mesma forma como compilei junto a fontes diversas, deixando para o livre-arbítrio de cada um o julgamento pessoal
 
Todo Ser Humano nasce com certas habilidades que ao longo da vida, terão que se desenvolver dentro de uma profissão para garantir o seu sustento e de sua família.
 
Além disso, possuem preferências indistintas e gostariam de trabalhar na profissão que melhor atendesse suas expectativas.
 
Sabemos que muitas vezes não acontece assim. Muitos bons médicos deixaram de ser formados, porque não tiveram condições de prosseguir em seus estudos, tendo que optar por outra profissão.
 
Quem comanda tudo isso?
Segundo meus aprendizados, somos nós mesmos, pois o nosso poder está em nossa fé e em nossa vontade.
 
Deus os concedeu esses dons para que pudéssemos ter algumas habilidades, que podem e devem ser desenvolvidas, com o decorrer do tempo. Temos o conhecimento que devemos buscar algumas situações para se fazer qualquer coisa na vida. 
 
No entanto, se não tivermos a atitude, a vontade, a garra de perseguir nossos ideais, nada disso adiantará.
  
Muitas vezes, forças alheias a nossa vontade atuam contra nós, direcionando-nos para uma profissão ou um trabalho que não nos agrada. Nesses e em outros casos, o melhor a fazer é buscar o auxílio de uma simpatia apropriada. 
 
As simpatias estão nos costumes e tradições do povo brasileiro, é um ritual posto em prática para afastar certos males ou conseguir determinado bem, muitas delas tendo o auxilio de rezas, sinais cabalísticos, espíritos e elementos da natureza.
 
A sabedoria popular afirma sempre que a FÉ é o ELEMENTO MÁGICO sendo o componente principal. Sem ela, a simpatia não tem sentido e nada resolve.
 
Muitas das simpatias talvez você até já conheça, pois certamente sua tataravó passou para sua bisavó que passou para sua avó que por sua vez passou para sua mãe e assim por diante!
 
Vejamos algumas por classificação.

AZAR e SORTE

PARA OLHO GRANDE E INVEJA
01
Problemas podem surgir por uma porção de motivos, desde um simples olho-gordo, até complicações financeiras causadas por planos ou medidas econômicas do governo, sem contar com concorrentes desleais e fregueses caloteiros.
Por isso devemos adotar uma simpatia adequada, para que possamos nos prevenir. Esta é uma delas.
Na primeira segunda-feira de cada mês, antes de abrir seu estabelecimento, pegue um prato e fixe nele três velas verdes. Encha-o de água, pondo um pouco de sal grosso ao redor das velas. Acenda-as e deixe o prato com elas no chão do estabelecimento, até que elas se apaguem. Normalmente ficarão três tocos das velas.
Guarde o que sobrou das velas na sua gaveta de dinheiro ou registradora, depois borrife a água com o sal nos cantos e nas portas, mandando varrer em seguida. Repetindo mensalmente, terá trinta e seis tocos de velas no final do ano. Leve-os e acenda-os no cruzeiro de um cemitério, ofertando-o as Almas Benditas.
02
Pegue um copo grande e ponha mel até o meio, aí quebre um ovo e ponha dentro do copo e termine de encher de mel, deixe em lugar bem visível; de oito em oito dias despeje o conteúdo do copo em água corrente, (pode ser até na pia e deixe correr bastante água).
03
Pendure uma ferradura com as pontas para baixo no seu ambiente de trabalho, pondo um pedaço de madeira atravessando-a horizontal e verticalmente. Os antigos boiadeiros usavam um crucifixo de madeira nessa simpatia
04
Na primeira sexta-feira que tiver pela frente, deixe, ao fechar o estabelecimento ou ao sair do seu trabalho, uma moeda em cada canto, com a cara voltada para cima. Todas as moedas devem ser do mesmo valor.
No dia seguinte, ao retornar, recolha as moedas, tomando o cuidado de virá-las com a cara para baixo, antes de levantá-las. Feito isso, embrulhe-as num papel e atire do lado de dentro de um cemitério o mais depressa que puder.
Para quem trabalha de empregado e percebe que o ambiente de trabalho anda muito carregado ultimamente. Basta pegar sete moedas do mesmo valor e deixá-las do lado de dentro do portão de um cemitério
05
Tenha sempre consigo a pata dianteira esquerda de um coelho branco, carregando-a no bolso, na pasta, na bolsa ou na mochila, dentro de um saquinho de veludo vermelho costurado sem que tenha sido dado nenhum nó na linha, nem para arrematar
PARA QUEIMAR O AZAR
06
Se você está atravessando uma maré de azar, quando nada dá certo para você, não perca mais tempo. O azar é uma planta daninha que, ao encontrar terreno fértil, cresce e se espalha, com raízes profundas e poderosas, destruindo tudo de bom que existe ao redor. Não se deixe contaminar por ele e recupere sua sorte, usando esta poderosa simpatia, conhecida há séculos pelos mais antigos. É a Simpatia das Três Igrejas.
Numa segunda-feira, vá a uma igreja e reze um Pai Nosso e uma Ave Maria. Acenda uma vela no altar e deixe-a queimando, Faça um pedido aos santos para que da mesma forma com que a vela arde em chama, elas queimem o seu azar.
Em seguida, vá a outra igreja e repita tudo, só que rezando dois Pai Nosso e duas Ave Maria, acendendo duas velas.
Para terminar, vá a uma terceira igreja, repita o ritual, rezando três Pai Nosso e três Ave Maria, acendendo três velas.
Observação: Esta simpatia é uma simplificação da poderosíssima Simpatia das Sete Igrejas, que é semelhante em todos os detalhes, só que realizada em sete igrejas diferentes
PARA TIRAR O AZAR
07
A Simpatia das Nove Rosas Brancas afasta todo e qualquer malefício feito por uma outra pessoa contra você. Se você, um parente ou um amigo tiver sua vida azarada por alguém e você quiser resolver isso, toma as seguintes providências para fazer a simpatia: Compre nove metros de fita branca, nove rosas brancas e nove velas brancas. Numa reta de estrada, fora da cidade, às seis horas da manhã de uma segunda-feira, estenda a fita branca à margem da estrada. A cada metro, coloque uma rosa branca sobre a fita e uma vela acesa ao lado, de forma que a vela, ao se queimar, não possa atingir nem a fita nem a rosa. Quando as velas se queimarem, recolha tudo, inclusive e principalmente placas de cera, coloque dentro de um saquinho de papel e jogue em uma correnteza ou no mar. Lave as mãos nessa mesma água e deixe-as secarem naturalmente. A simpatia deve ser iniciada às seis horas e encerrada antes das nove horas da manhã
PARA DAR SORTE
08
Ninguém quer viver em dificuldades. O homem honesto trabalha até a exaustão para que nada falte a sua família. O fantasma da miséria, no entanto, persegue a todos. Diariamente vemos imagens desse flagelo e isso nos apavora.
Além do trabalho honesto, nada como uma boa simpatia para reforçar nossa tranqüilidade. Esta é uma das mais fortes que existe:
Pegue vinte e uma pimentas ardidas (comari, dedo de moça, malacante, malagueta, etc) bem maduras e triture-as num prato de barro, comprado especialmente para este fim.
Junte quatorze grãos de sal grosso, depois derrame sete colheres de álcool por cima, misturando bem.
Divida o conteúdo em quatro porções iguais e jogue uma em cada ponto cardeal da casa, do lado de fora.
Observações: Há diversos registros de variações desta simpatia, mas é importante alertar que ela apenas dá resultados se a casa já for de sua propriedade. Se for casa alugada, procure outra simpatia. Desconhecemos qualquer registro onde ela tenha sido usada com sucesso no caso específico de casa alugada
PARA AUMENTAR A SORTE
09
Quem tem o suficiente para viver e não passa privações se preocupa em manter esta condição, principalmente quando vê tanta miséria ao seu redor, com pessoas passando necessidades básicas e até fome. Para manter o que você tem e aumentar ainda mais sua sorte, faça a seguinte simpatia:
Durante sete anos seguidos, iniciando em um ano impar, dê a uma criança pobre, no dia das crianças, um par de sapatos novos, no dia das mães, faça o mesmo com uma mãe carente e, no dia dos pais, a mesma coisa com um pai necessitado.
Os sapatos deverão ser novos e comprados à vista. Não importa o modelo, a qualidade ou o preço. O importante é o ato em si


OBTER  GRAÇAS

PARA SÃO SEBASTIÃO
10
Se alguém de sua família está precisando de sorte, pois enfrenta um problema sério, seja lá de que natureza for, recorra a uma simpatia que, ao longo do tempo, vem comprovando sua eficácia.
Nunca é demais ressaltar que, nesse tipo de simpatia, a fé é o ingrediente mais importante. Obtenha uma imagem de São Sebastião, uma fita branca do tamanho da altura da pessoa que precisa de sorte e três rosas brancas. Com a fita, amarre as três rosas, usando nós cegos a uma distância igual uma da outra, depois una as pontas da fita com um nó laçada, formando um círculo. Deixe a imagem do santo dentro desse círculo por sete dias seguidos. Três vezes ao dia, faça uma oração junto à imagem, pedindo a graça desejada. Após isso, jogue as rosas e a fita em água corrente. Há registro de resultados já a partir do terceiro dia do início da simpatia


COMERCIAL

PARA VENDER O QUE VOCÊ PRECISA
11
Pegue 3 folhas de louro e coloque dentro do sapato e mentalize o pedido durante as saídas para vender, ou durante o tempo que está em processo de venda, se for em casa ou em alguma loja. Comece a fazer esta simpatia na lua nova. Se você trabalha com vendas sempre deve usar as folhas de louro e ao menos uma vez por semana defume a casa com folhas de louro seco, cravo-da-índia, trigo de kibe e milho picado, para chamar o dinheiro. Antes de sair para realizar uma venda importante, Lave o seu rosto com água de côco, uma colher pequena de mel e um pequeno cálice de aniz.
PARA VENDER IMOVEL OU VEICULOS
12

Pegue um lenço ou um guardanapo de tecido branco. Coloque uma cópia da chave do seu imóvel ou de seu carro no meio desse lenço. Coloque folhas de hortelã, galhinhos de arruda, de alecrim e folhas de erva-cidreira em cima da chave. Pegue duas pontas do lenço e amarre, depois amarre as outras duas.
Guarde no bolso de um casaco no seu guarda-roupa ou numa gaveta de madeira.
Essa simpatia costuma dar certo, mas lembre-se: só retire a chave quando concretizar o negócio
PARA VENDEDOR AMBULANTE OU AUTONOMO
13
Este é um verdadeiro herói da nossa economia, pois seu trabalho é incerto e depende muito de sua habilidade, seu relacionamento e esperteza. Caso contrário, pode passar dias sem vender nada e, conseqüentemente, sem receber nada. Para eles, é necessária uma simpatia definitiva e duradoura, pois sua luta é diária e constante. Se você é um deles, faça o seguinte:
No dia primeiro do ano, passe sete lápis e sete canetas esferográficas por dentro do anel da aliança de uma mulher grávida, reservando esses objetos somente para preencher seus pedidos ou controlar suas vendas. Jamais empreste ou de um deles para alguém
14
Se você trabalha com vendas, seja como autônomo ou mesmo um vendedor de uma loja, que receba comissão e até mesmo um garçom, deve ter percebido como a situação está difícil, principalmente porque o povo anda sem dinheiro. Com isso você é penalizado em seus ganhos, o que acaba tornando espinhosa sua profissão.
Previna-se com uma simpatia bem simples para atrair fregueses para suas vendas. É assim:
Fure cuidadosamente sete grãos de milho maduro, bem graúdos, passando-os por um anzol. Coloque tudo isso dentro de uma cartela plástica e use em seu bolso quando estiver trabalhando.
PARA PROSPERAR COMERCIALMENTE
15
Para quem acabou de se formar e está montando seu consultório ou escritório e mesmo para aqueles que estão abrindo uma empresa, uma pequena firma ou uma representação, o problema inicial é garantir a sobrevivência e prosperar.
Obviamente o trabalho sério é e sempre será a melhor simpatia para quem deseja prosperar. Ainda assim, nada como contar com o auxílio das forças positivas na natureza, construindo em seu novo local de trabalho um ninho onde a prosperidade chocará os ovos da sua prosperidade.
Esta simpatia antiga consiste em pegar um cesto de madeira (cipó, bambu ou aparas), pondo nele grama seca, grãos de arroz e trigo com casca, uma espiga de milho, uma cédula de qualquer valor, três moedas de aço inoxidável, também de qualquer valor e um ovo cru de qualquer espécie, exceto galinha de granja.
Deixe num local a vista, mas inacessível, onde as pessoas não possam tocar.
16
Quem se dedica a algum ramo do comércio sabe como hoje em dia é difícil prosperar nessa carreira. O excesso de impostos e encargos onera demais a atividade e só com muito trabalho alguns conseguem vencer.
Muito trabalho e a simpatia certa para ajudar. Se você está se iniciando no comércio ou já trabalha nele e não tem tido sucesso ultimamente, faça o seguinte.
Num lenço branco e virgem, numa segunda-feira de Lua Cheia, escreva com um lápis virgem a seguinte oração:
- Meu poder está em Cristo
- Minha vida em Suas mãos
- Prosperidade eu conquisto
- Por Sua Graça e Sua Bênção.
Junte as pontas do lenço duas a duas e de um nó cego apertado. Depois junte as outras duas pontas e faça o mesmo. Alternando dessa forma, de sete nós nas pontas do lenço. Feito isso, enterre o lenço no pé da árvore mais forte e mais alta que encontrar próximo de seu estabelecimento.
Se no caminho encontrar alguém que lhe pergunte o que está fazendo, volte imediatamente, desfaça os nós e reinicie a simpatia.
17
Na primeira semana do mês, durante todo o ano, procure fazer esta simpatia. Num guardanapo de papel, coloque 2 colheres de arroz feito no dia e 3 folhas de arruda. Embrulhe e guarde este pacotinho na geladeira, por 3 dias. Ao final deste prazo jogue o pacote num jardim
PARA QUE APAREÇAM BONS NEGÓCIOS
18
Coloque um pedacinho de imã dentro do seu bolso, fazendo o seguinte ritual:
Perfume o imã, coloque bem apertado entre as suas mãos dizendo: Este imã servirá para atrair bons negócios e ótimas oportunidades durante toda vida, repelindo todo e qualquer mal que advenha.
PARA SUA EMPRESA TER SUCESSO
19
No último dia da lua nova, compre um vaso de barro, uma arvore chamada raffia, terra de minhoca, terra comum, uma ferradura velha, 1 vela amarela, 1 verde e 1 vermelha. Misture as terras no fundo do vaso, coloque a ferradura com a abertura voltada para cima encostada na lateral do vaso. Despeje sobre a ferradura um pouco de vinho tinto suave. Neste momento, peça a Ogum que lhe abra os caminhos dos bons negócios, livrando-se da inveja, dos inimigos e das feitiçarias. Plante a raffia. Após plantar enterre velas pela metade em forma de triangulo com os pavios para fora, amarela na frente, verde na direita e vermelha na esquerda. Acenda-as dizendo: "Que Ogum me dê segurança, me traga boa sorte, boas notícias, bons negócios e muitos clientes. Assim seja e assim será".
PARA OBTER SUCESSO EM UM NEGÓCIO
20
Ao meio-dia de uma terça-feira, pegue um pires florido e virgem, uma vela branca e pétalas de duas rosas vermelhas. Espalhe em volta da vela. Coloque também um pouco de açúcar em cima das pétalas.
Pegue esse pires com tudo arrumado e acenda a vela.
Coloque em um lugar alto, acima da sua cabeça e deixe-a queimar.
Reze um Pai Nosso e uma Ave Maria.
Os negócios se tornarão mais fáceis dia após dia. Concentre-se e seja bastante otimista para obter um bom resultado.
21
Se ao sair de casa para fechar algum negócio você encontrar uma agulha, de qualquer espécie, é sinal de que o negócio só trará satisfações. Neste caso, pegue a agulha, espete-a do lado de dentro de sua camisa ou blusa, à altura do coração.
Ocorrendo, porém, de ao sair para negociar você encontrar um prego, principalmente enferrujado, desista. Invente uma boa desculpa para não fechar o negócio naquele dia, reestude tudo novamente, examine bem para encontrar a falha, que seguramente deve existir.
Nestes casos, no mesmo lugar que encontrar ou no pedaço de terra mais próximo, enterre o prego com a cabeça para cima, pisando-o com seu pé direito.
Você não precisa acreditar, tem o direito de duvidar, mas não deve culpar a Deus e a todos os santos se por acaso se arrepender depois por não ter dado atenção ao aviso que lhe era mandado graciosamente.
Seus negócios serão positivos e darão resultado se você, ao ir fechá-los, ver um urubu no céu. Se vir dois, no entanto, desista e adie para um outro momento, revendo todos os detalhes da transação.
22
O conselho dos antigos, antes de mais nada, é o de analisar sempre com cuidado cada negócio que for fazer e, para se resguardar, procurar um padre sob um pretexto qualquer, cumprimentá-lo e depois usar a mesma mão para assinar o documento que fechará o negócio
PARA O VENDEDOR VENDER MAIS
23
Se você trabalha com vendas, seja como autônomo ou mesmo um vendedor de uma loja, que receba comissão e até mesmo um garçom, deve ter percebido como a situação está difícil, principalmente porque o povo anda sem dinheiro. Com isso você é penalizado em seus ganhos, o que  acaba tornando espinhosa sua profissão. Previna-se com uma simpatia bem simples para atrair fregueses para suas vendas. É assim:
Fure cuidadosamente sete grãos de milho maduro, bem graúdos, passando-os por um anzol. Coloque tudo isso dentro de uma cartela plástica e use em seu bolso quando estiver trabalhando
PARA CHAMAR FREGUESIA OU CLIENTES
24
Esta simpatia é muito fácil de fazer e pode ser a solução para o caso:
Por sete sextas-feiras seguidas, após as nove horas da manhã, pegue um punhado de grãos de milho, outro de arroz e outro de miolo de pão espalhe em seu estabelecimento comercial, depois reúna tudo de novo com uma vassoura ou aspirador, coloque dentro de um saquinho de papel e vá para uma praça ou local onde tenha pombos, pardais ou qualquer ave, exceto aves que não voam. Com a mão esquerda, vá espalhando o conteúdo do saquinho para os pássaros. Cada um que você alimentar será um freguês que entrará em seu estabelecimento.
Observação: Há uma variação que manda dobrar o saquinho três vezes, amarrar com uma fita branca e outra verde, em forma de cruz, guardando na gaveta de dinheiro ou na registradora
25
Pegue uma taça de champanhe, vá até o portão (ou entrada principal), despeje a champanhe dos dois lados da entrada, acenda um cigarro de filtro branco, longo, dê três pitadas, baforando a fumaça para o lado de fora; coloque o cigarro num cantinho da entrada e deixe queimar até o fim; esta simpatia serve para chamar clientes em salão de beleza, casas de religião, boates e tudo que requer movimento
26
Pegue sete balas de mel e sete moedas corrente, vá na encruzilhada mais próxima de seu estabelecimento, segure as balas e as moedas com a mão direita bem perto da boca e faça os pedidos para o bará, após atire para o alto para cair no meio do cruzeiro, saia de costas, é bom fazer pela manhã ao nascer do sol em lua que não seja minguante
PARA CONCORRENTES DESLEAIS
27
Para por seus concorrentes em seu devido lugar, escreva o nome dele ou de seu estabelecimento num pedaço de papel, dobre-o duas vezes e coloque-o dentro de um vidro escuro, com tampa. Jogue sal grosso e pimenta malagueta por cima, até cobrir, depois encha até a boca com vinagre. Coloque um plástico na boca, tampando em seguida.
Leve o vidro, logo que anoitecer, para um local bem isolado, onde não passe ninguém. Os melhores locais são o alto dos barrancos em curvas de estrada ou mesmo as curvas de rio, num local de água bem parada ou de redemoinho. Deixe-o lá e afaste-se sem olhar para trás.
Observação: Se você tiver o coração meio mole, ponha só metade do vidro de vinagre e a outra metade complete com água
28
Pegue uma fita vermelha de vinte e um centímetros, dê um nó a cada sete centímetros, depois pendure-a num local próximo da entrada do seu estabelecimento
29
Pegue três galhos de acácia e pendure juntos num lugar de destaque de seu estabelecimento, trocando-os a cada três meses, sempre na Lua Crescente


FINANCEIRO

FAZER FORTUNA
30
Toda pessoa jovem que está entrando no mercado de trabalho ou até abrindo seu próprio escritório, consultório ou negócio, sonha em fazer fortuna com isso e um dia poder viver sossegadamente, com conforto e mordomias, aproveitando a vida e tudo que o dinheiro pode proporcionar.
Esta é uma tarefa a ser realizada com o tempo. Ninguém pode esperar ficar rico de uma hora para outra, embora isso possa também acontecer inesperadamente.
Para fazer fortuna, existe uma simpatia antiga, que deve ser feita por quem está se iniciando nos negócios. É simples de ser feita.
Começando pela primeira noite de Lua Cheia que vier pela frente, pegar uma moeda de qualquer valor e enterrá-la num local onde só ele saiba e onde não haja possibilidade de ser desenterrada acidentalmente.
No mês seguinte, repetir, enterrando mais uma moeda no mesmo local, ao lado da outra. Ir fazendo isso por sete meses seguidos. Quando já tiver enterrado sete moedas, espere pela próxima Lua Cheia e, na primeira noite, volte ao local, desenterre as moedas, lave-as em água corrente e coloque-as num saquinho de feltro, veludo ou seda verde, lacrando-o.
Deixe esse saquinho em seu local de trabalho, mas num local onde ele não fique a vista, sempre dentro de um móvel ou caixa de madeira. Será o talismã que lhe trará a fortuna a partir do sétimo ano de sua atividade ou comércio
CONSEGUIR DINHEIRO RAPIDAMENTE
31
Vá a um riacho que tenha boa correnteza e ponha na água uma nota de qualquer valor. Depois, corra para um ponto mais abaixo e entre na água, onde deverá ficar esperando a nota chegar, dizendo: “Que o dinheiro que eu preciso venha a mim o mais depressa que puder”. Quando apanhar a nota trazida pela correnteza, leve-a até uma igreja e deposite-a aos pés de uma imagem de Santo Onofre
32
Pegue um baralho novo, retire o Rei de Copas e guarde-o dentro de sua carteira ou em sua bolsa, não permitindo que ninguém o toque. Alguns costumam traçar uma cruz de carvão no verso dessa carta.
Quando você precisar de dinheiro, "puxe as orelhas do rei" que o dinheiro virá na medida de sua necessidade. Isso consiste em segurar o canto da carta com a mão direita e o meio dela com a esquerda, puxando-a como se estivesse puxando mesmo a orelha de alguém. Fazer isso nos quatro lados da carta, depois guardá-la novamente
33
Em um pote de plástico branco coloque um imã de tamanho razoável e algumas moedas. Nunca deixe o imã sem as moedas para que possa atrair cada vez mais dinheiro. Deixe o pote em um local reservado, onde as outras pessoas não possam vê-lo
NUNCA FALTAR DINHEIRO
34
Consiga um imã de tamanho médio, um prato oval, lentilha crua, dezesseis moedas corrente; ponha a lentilha no prato (crua), coloque o imã bem no centro do prato em cima da lentilha, deixe oito moedas grudadas no imã e as outras em volta sem encostar no imã, ele ficará atraindo o dinheiro, ponha num lugar onde ninguém veja, é bom por na primeira peça da casa, logo na entrada; se for comércio deixe perto de onde guarda o dinheiro
35
Pegue 1 chave de porta, passe-a em sua mão esquerda durante 7 segundos e, apertando-a, reze 1 salve-rainha.
Depois é só colocar a chave em sua carteira ou bolsa e passar a carregá-la com você
36
Pegue 1 vaso branco, plante 1 mudinha de guiné e em volta da planta faça 1 triângulo com 3 moedas do mesmo valor.
Todos os dias, logo que você se levantar, diga estas palavras, olhando para o vaso:
« Guiné, guiné, cresça e contigo cresça também o meu dinheiro »
37
Na primeira noite de Lua Nova, pegue a maior nota de dinheiro que você tiver, aponte-a para o céu e diga:
« Lua Nova, faça com que esta nota se renove milhões e milhões de vezes para mim »
Faça esta simpatia 3 dias seguidos, usando depois o dinheiro normalmente.
38
No final da tarde de um domingo de Lua Crescente, retire todas as pétalas de 1 rosa branca. Na seqüência, embrulhe todas as pétalas numa nota de 1 real. Visite a igreja mais próxima e deixe este embrulho no altar principal, depois de rezar 7 pais-nossos. Ao retornar à sua casa, faça um chá com os restos da flor.
Misture este liquido num balde, com água suficiente para que você possa tomar um banho.
39
Coloque 3 moedas no fundo de um saleiro. Nunca deixe faltar sal em cima das moedas. Dinheiro na mão o resto da vida.
40
No primeiro dia do ano, plante num vaso de cerâmica mudas de espada-de-são-jorge, arruda e comigo-ninguém-pode. Deixe as mudas pegarem bem. Se alguma delas não vingar, substitua-a. Quando o vaso estiver bem viçoso, coloque no centro deles um crucifixo bento
41
Anualmente, participe da procissão de Corpus Christi, levando consigo nove moedas do mesmo valor. Após a procissão, quando a imagem de Jesus retornar ao altar e for celebrada a missa, deposite oito moedas como esmola, na caixa da igreja, levando a última consigo.
Guarde-a durante o ano todo. Na procissão do ano seguinte, antes dela sair da igreja, deposite essa moeda na caixa da igreja e já tenha consigo, em seu bolso, outras nove moedas para refazer a cerimônia e em nenhum momento peça nada.
PARA TER DINHEIRO EM DOBRO
42
Pegue grãos de milho, de feijão e de arroz crus. Misture tudo e jogue dentro de 1 vaso com terra adubada.
Faça um buraco no meto e plante uma árvore da fortuna juntamente com 3 moedas.
Depois, coloque este vaso para enfeitar a entrada de sua casa ou sua sala
43
Pegue seu chaveiro que contenha todas as chaves da casa e friccione-o durante dez minutos. Em seguida coloque as chaves uma a uma sobre a mesa de refeições, em forma de cruz e reze um Pai-Nosso. A simpatia deve ser realizada às 12 horas
44
Para que seu dinheiro renda, se multiplique, proceda desta forma: toda vez que receber o pagamento (se é um trabalhador assalariado) ou por qualquer outra espécie (se for um profissional independente), guarde uma moedinha dentro de um pote de barro. Quando completar o período de 13 meses, dê as moedas para casa da caridade, ou para a primeira pobre que encontrar pela rua com crianças
TER DINHEIRO PARA SUSTENTO
45
Pegue 3 notas de 1 real e escreva nelas o primeiro versículo do Salmo 114.
Reze 13 pais-nossos e 13 ave-marias e peça a seu santo protetor com muita fé:
« Preciso de ajuda como uma criança precisa de orientação; não permita que minha família passe por privações, derrama suas bênçãos sobre nós »
Dê 1 nota do dinheiro para cada uma das primeiras 3 pessoas que vierem à sua cabeça
PARA TER DINHEIRO EXTRA
46
Pegue 1 pratinho com arroz cru, 1 fatia de pão e outro pratinho com açúcar. Coloque 1 moeda em cada um e enfie-os embaixo da cama, embrulhe num plástico, deixando lá até conseguir o dinheiro desejado
PARA NUNCA PERDER O DINHEIRO
47
Pegue três moedinhas e três balas, ou três docinho. Jogue as balas e as moedinhas num jardim, oferecendo a Cosme e Damião, desejando que nunca mais perca dinheiro
PARA QUE NÃO TENHA PREJUIZO
48
Antes de sair de casa, pela manhã, pegue um raminho de arruda e papasse-o no peito em cruz, por três vezes, na pele do peito
PARA ATRAIR DINHEIRO
49
Tenha um quadro da Santa Ceia pendurado na cabeceira de sua cama. Nas costas do quadro, coloque um Rei de Ouros com a estampa voltada para a parede ou prenda com fita adesiva


TRABALHO

TRABALHADOR TEMPORARIO SE TORNAR EFETIVO
50
Hoje em dia é muito comum a utilização de trabalhadores temporários. Com uma freqüência até surpreendente, muitos desses temporários acabam se tornando efetivos, pelas qualidades demonstradas e, alguns, pelo uso de uma simpatia muito forte.
Quando começar a trabalhar numa firma, na condição de temporário (a), copie na contracapa de sua Carteira Profissional o Salmo 127 (Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam... - Salmos, 127, 1-5).
Leia-o antes de começar o trabalho e após encerrá-lo. Quando se tornar efetivo, copie esta simpatia sete vezes e de para pessoas, que você conheça e, que sejam trabalhadores temporários.
SER BEM SUCEDIDO EM SUA PROFISSÃO
51
O segredo de todo sucesso, em qualquer profissão, é o trabalho sério e honesto. Neste nosso país, infelizmente, percebemos que nem sempre isso acontece, porque a corrupção tornou-se um modelo a ser copiado.
Felizmente nem todas as pessoas são assim e se você acredita no trabalho sério e honesto, faça o seguinte para se prevenir:
Copie, num pedaço de papel branco, com caligrafia bem legível, o trecho da Bíblia de Oséias 14, 9 que diz assim:
“Quem é sábio, que entenda estas coisas, quem é prudente que as saiba, porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão."
Deixe num local de destaque, para que todos leiam
PARA ARRUMAR EMPREGO
52
Reze diariamente, por sete vezes, entre as sete da manhã e as sete da noite, sete Pai Nosso, sete Ave Maria e sete Glória ao Pai. Após cada grupo de orações, reze com muita fé a Nossa Senhora das Graças, fazendo a seguinte intenção:
Virgem Santa me socorra
Proteja este filho seu
Não o deixe na amargura
Pelo emprego que perdeu
Que o sustento ora perdido
Seja em breve devolvido
Pelo amor do filho Seu.
Repita até conseguir seu intento. Quando conseguir seu objetivo, faça sete cópias desta simpatia e distribua a sete pessoas desempregadas
PARA DISCÓRDIAS EM AMBIENTE DE TRABALHO
53
De repente, o ambiente de trabalho torna-se carregado e confuso, ninguém mais se entende e tudo, motivo para discórdia e as desavenças surgem por qualquer coisinha, use uma simpatia muito antiga e conhecida. É simples:
Pegue uma folha de papel e escreva o nome de todas as pessoas que trabalham no local. Com esse papel e uma vela branca, vá a um cemitério e procure um túmulo onde haja uma coroa virada. Acenda uma vela ali pela intenção da pessoa ali falecida e queime a folha de papel na chama da vela, pedindo ao finado que sepulte as desavenças e discórdias que possam existir entre aquelas pessoas da lista
PARA NÃO PERDER O EMPREGO
54
Esta simpatia busca dar segurança a quem ainda tem o seu emprego.
Ao receber seu próximo salário, separe sete moedas do mesmo valor e deposite-as na caixa de esmolas de uma igreja, dizendo:
- Neste mês são sete
- Mês que vem serão oito,
- Segure bem meu emprego,
- Que em breve serão dezoito.
Nos meses seguintes, vá aumentando uma moeda à quantidade depositada na caixa de esmolas sempre da mesma igreja, até totalizar dezoito.
Nessas ocasiões você deverá repetir apenas os dois últimos versos da estrofe acima.
No mês seguinte, após totalizar dezoito moedas, deposite dezenove moedas, depois continue aumentando uma moeda por mês, repetindo a intenção abaixo.
Ao completar dezenove moedas, repita a intenção abaixo inteira e, nos meses seguintes, apenas os dois últimos versos.
- Dezoito moedas já foram
- Dezoito meses enfim
- Se meu emprego continuar
- Elas nunca terão fim
PARA TER SUCESSO EM QUALQUER PROFISSÃO
55
Nem sempre basta trabalhar honestamente e com afinco para se ter sucesso em qualquer profissão. O sucesso atrai a inveja, o mau-olhado e o olho-gordo, que podem levar uma pessoa a perder tudo que arduamente conquistou.
Para que isso não aconteça com você, faça esta simpatia muito simples:
Compre sete olhos-de-cabra, que podem ser encontrados nas lojas de Umbanda, lave-os com salmoura feita com sal grosso, depois seque-os com uma toalha branca sem uso. Deixe-os ao sol pelo menos por três horas, de manhã ou de tarde. Faça um saquinho de veludo verde, costurando com uma agulha virgem e linha da mesma cor, só que sem arrematar com nó. Coloque os olhos-de-cabra dentro desse saquinho, termine de fechar também sem dar nó, e deixe em seu local de trabalho, estabelecimento comercial, escritório, etc., mas sempre fora das vistas das pessoas
PARA PROSPERAR SEMPRE
56
Numa sexta-feira
Vá a uma missa e leve 3 galhinhos de arruda e 3 moedas antigas, deixando tudo aos pés do santo de sua devoção.
Ao acabar, coloque um pouco de arroz na porta da igreja e reze 1 pai-nosso e 1 ave-maria
PARA GANHAR AUMENTO DE SALARIO
57
Se você acha que está ganhando pouco, e quer um aumento de salário, faça assim: pegue um pouco de fermento e ponha dentro de um prato de barro, firmando o pensamento e dizendo para si mesmo: “Assim como esse fermento faz crescer o pão, também fará crescer o meu salário”


AMOR E RELACIONAMENTOS PESSOAIS

PARA ADOÇAR ALGUEM
57
Uma maçã, mel puro, algodão, uma lata com tampa. Tire o tampo da maça e faça um oco; escreva oito vezes o nome da pessoa e o seu por cima, corte as pontas do papel, passe mel nos nomes, dobre e coloque dentro da maçã, encha a maçã com mel, tampe a maçã e envolva em algodão, pedindo o que quer; ponha a maçã dentro da lata e tampe a lata, acenda uma vela branca em cima. (obs. Nunca saia de casa quando acender velas. Se precisar sair peça licença e apague a vela com os dedos ou abafador (não assopre) quando chegar acenda novamente). Após 8 dias, enterre a lata no quintal ou num vaso de flores. Na falta destes, na beira de um rio ou lago de água doce.
PARA AFASTAR AMANTES
58
Sempre que ele aparecer, pegue um pires usado e ponha vinagre e sal grosso. Polvilhe pimenta do reino por cima, depois coloque debaixo da cama, do lado que ele dorme
59
Sempre que ele aparecer, pegue um pires usado e ponha vinagre e sal grosso. Polvilhe pimenta do reino por cima, depois coloque nos pés da cama, do lado que ele dorme, e um outro,com mel e leite, no lado da cabeceira. Isso fará com que ele se afaste, mas antes disso irá recompensá-la de alguma forma por todos os aborrecimentos
PARA SEGURAR O MARIDO OU A MULHER EM CASA
60
Pegue uma foto, escreva seu nome e o de seus filhos, se tiverem, no verso da foto, dentro de um círculo. Sobre os nomes já escritos, escreva o nome de seu marido. Em seguida, com uma agulha virgem e linha branca, costure essa foto do lado de baixo do colchão, no local onde ele dorme. A cara da foto deverá ficar voltada para o colchão. Observação: Para seu próprio bem, não permita que alguém se sente ou se deite no lado do colchão onde está a foto, principalmente se for uma pessoa do sexo feminino, não importando que seja parente ou não
PARA EVITAR TRAIÇÃO
61
As pessoas que amam vivem sempre se questionando, com a pulga atrás da orelha, será que sou correspondida? Essas dúvidas infernizam a vida, principalmente quando a pessoa suspeita mas não tem certeza.
As simpatias são fortes armas para devolver a tranqüilidade e se assegurar de não ser passada para trás. Esta é uma das mais fortes para este fim e você deve fazê-la da seguinte forma:
Peça a alguém que lhe dê sete rosas vermelhas. Elas não podem ser compradas por você, têm que ser dadas. Para isso, se for preciso, percorra a vizinhança, observando os jardins e peça às pessoas. Valerá a pena. De posse das rosas, compre sete metros de fita vermelha bem medidos e, numa sexta-feira de lua crescente, após às nove horas da noite, comece a amarrar as rosas com a fita, dizendo a cada rosa que amarrar:
Eu te amarro nesta rosa com esta fita poderosa, Símbolo do meu amor.
Feito isso, isto é, terminando de amarrar todas as rosas, una as duas pontas da fita com um nó cego bem apertado e jogue tudo numa correnteza de rio ou no mar.
Algumas variações recomendam que se leve as rosas e as fitas, deixando-as no altar de Santo Antônio de uma igreja perto de sua casa.
Observações: Uma variação diz que a maior força desta simpatia é conseguida quando se consegue coincidir estas três coisas: ser sexta-feira, ser lua cheia, lua dos namorados, e ser dia de Santo Antônio. Se isso ocorrer, esta simpatia jamais poderá ser afetada ou desmanchada
PARA REALIZAR UM SONHO MATERIAL
62
Para alcançar um sonho, no dia 17 de qualquer mês, escreva num papel o nome de 7 frutas que você goste e faça um sorteio. A fruta que você pegar, não poderá comê-la por 1 ano. Fazendo isso você conseguirá o que deseja


SAÚDE E ESTÉTICA

PARA EMAGRECER OU ENGORDAR
63
Esta simpatia necessita da participação de duas pessoas. Uma delas que deseja perder alguns quilinhos e outra que deseja ganhar um pouco de peso. A pessoa gorda venderá seus quilos a mais e a pessoa magra os comprará. Funciona assim: Se você é gordo (a), procure um (a) amigo (a) que queira comprar alguns quilos de gordura. Cada quilo deverá ser pago com uma moeda, todas do mesmo valor. Você pode vender cinco quilos a um amigo (a), mais dois para outro (a) e assim por diante, até completar o total de quilos que deseja perder. Se você é magra e deseja engordar, procure alguém que seja gordo e que queira lhe vender. As moedas usadas para o pagamento têm que ser atuais, ainda válidas. Quem comprar deverá pagar no ato. As moedas recebidas pela pessoa gorda deverão ser levadas a uma igreja e depositadas na caixa de esmolas do altar de seu santo protetor. Se não existir uma imagem na igreja, deixe na caixa do altar-mor
64
Se você é magrinho (a) e está cansado (a) de ser chamado por cognomes não desejados e acaba sofrendo, com isso, um complexo de inferioridade, além de se chatear, não se desespere. O certo é levar tudo na esportiva e aceitar o que a natureza lhe proporcionou. Existem diversas simpatias para isso. Esta é uma das mais simples: Vá até um pé de jaca, que esteja produzindo frutos, diariamente, a partir de uma segunda-feira e por sete dias seguidos, quando o sol estiver surgindo, levando um litro de água que tenha sido recolhida de seu corpo, durante o banho, no momento de se enxaguar. Despeje a água ao redor do tronco, bem rente à terra. Depois escreva na terra molhada quantos quilos você quer ganhar com a simpatia. Muitos registros recomendam que a simpatia seja iniciada no primeiro dia da lua crescente, seja ou não segunda-feira
PARA CRESCER
65
No primeiro dia da lua crescente, logo após o nascer do sol, vá até um bambuzal e encontre um pé de bambu que seja de sua altura. Segure-o com as duas mãos, na altura do seu coração, devendo a mão direita estar sempre acima da esquerda. Diga três vezes o seguinte: Bambu, amigo meu, Quero ser como você, Quero crescer um pouquinho, Um baixinho não vou ser (para homem) ou Baixinha não vou mais ser (para mulher).
A cada sete dias, retorne ao mesmo local e repita a intenção, até completar sete visitas. Observação: Quando você atingir a altura desejada, volte ao local, segure o bambu com as duas mãos, como antes, só que agora com a mão esquerda acima da direita. Diga três vezes o seguinte: Obrigado amigo meu Pela altura que me deu
PARA INSONIA
66
Este é um dos problemas que mais aborrecem as pessoas atualmente, pois a crise em todos os setores tende a aumentar as preocupações e isso se reflete no sono das pessoas. Quando mais nervosas, mais insônia; quanto mais insônia, mais nervosismo, gerando um círculo-vicioso e angustiante. Acabe com ele, fazendo a seguinte simpatia:
Antes de ir dormir, pegue meio balde de água fria, juntamente com vinte e uma pedrinhas de sal grosso e um galhinho de arruda. Mergulhe os pés ali, de forma que até a barriga da perna fique na água. Deixe por quatorze minutos, depois enxugue numa toalha branca, vista uma meia e caminhe sem pressa quatorze vezes ao redor de sua cama, sendo que as sete primeiras voltas deverão ser feitas para a direita e as sete últimas para a esquerda
67
Pegue duas espadas de São Jorge e cruze em baixo do colchão do lado em que dorme, deixe sempre um copo de água doce do lado da cabeceira da cama e todos os dias despeje esta água numa planta que esteja em fase de crescimento, se for criança as espadas devem ser pequenas e na água vai açúcar e mel
PARA BRONQUITE
68
Compre um coco de casca marrom, tire a água, encha de mel e enterre para o lado que baixa o sol; deixe enterrado por nove dias. No nono dia desenterre e deixe na geladeira, dê uma colher de café para pessoa tomar pela manhã e a noite, guando terminar o mel (tem que ser mel puro), leve o coco e atire dentro de um rio pedindo que assim como a água leva tudo que leve a asma, a bronquite do(a) fulano(a); é bom a pessoa comer o mel sem saber que é simpatia
69
Bananeira: Tomar um pé de bananeira, de 30 a 60 cm, com raiz, cortar em rodelas e colocar em camadas numa vasilha (não de alunímio), com um quilo de açúcar. Deixar uma noite de repouso. De manhã, cozinhar, até o ponto de mel. Coar. Deitar no bagaço que ainda resta, açúcar e meio litro de água e ferver durante 15 minutos. Guardar em geladeira. Se fermentar, ferver de novo. Tomar uma colher 4 vezes ao dia.
70
Aipo ou salsão: ferver durante 15 minutos, 1 pé com raiz e tudo em 1 litro de água e meio quilo de açúcar. Tomar uma colher 3 vezes ao dia.
PARA BRONQUITE E ASMA
71
Figo da índia, também chamado de tuna, cáctus: Cortar em fatias uma palma (folha) e colocar as fatias em camadas, com um quilo de açúcar, numa vasilia (não de alumínio). Deixar assim toda noite. De manhã, levar ao forno, até ficar em ponto de mel. Coar. Tomar uma colher, 3 vezes por dia, durante quinze dias. Também serve para tosse
72
Crem: Ferver, durante 10 minutos, um punhado de folhas de crem com meio quilo de mel ou de açúcar. Tomar uma colher, 3 vezes ao dia. Também serve para tosse
73
Mil em ramas: ferver durante 2 minutos, uma folha em uma xícara de água. Tomar quando necessário. Também serve para tosse
74
Nabo: Cortar um nabo em rodelas e colocar em panela (não de alumínio), com uma xícara de açúcar. Deixar em repouso, durante uma noite. De manhã por no fogo, até ficar cor de mel. Esmagar as partes inteiras. Coar. Tomar uma colher, três vezes por dia, durante 15 dias. Também serve para tosse
POMADA PARA RACHADURA
75
Fritar, até torrar bem, 1 xícara de sebo e um punhado de salsa. Coar. Passar 1 ou 2 vezes ao dia. Melhor após o banho da noite
POMADA PARA MICOSE, SARNA, UNHEIRO E UNHAS ENCRAVADAS
76
Fritar 14 folhas de espirradeira em uma concha de banha ou outra gordura limpa, em panela tampada e a fogo brando, até não frigir mais. Coar e guardar longe do alcance das crianças. Não se deve aspirar o vapor ao abrir a panela. A pomada serve, também, para as feridas crônicas, mal curadas
VERRUGAS
77
Aplicar na verruga leite de figueira ou de coroa de cristo. Cuidar para não atingir os olhos.
78
Torrar a casca de uma banana e colocá-la, com a parte branca sobre a verruga e prender bem. A banana pode estar verde ou madura, este remédio também serve para calos
TOSSE ALERGICA
79
Marmelo (fruta); colocar um marmelo num litro de água. Cozinhar e esmagá-lo com um garfo ou socador e recolocá-lo para ferver, com duas xícaras de açúcar. Tomar 1 colherinha três vezes ao dia
REUMATISMO NO SANGUE
80
Carrapicho (bardana): pegar um punhado de 200 gr de carrapicho ou semente de bardana, parti-las ao meio e colocar num vidro de boca larga, com xícara de mel. Encher o litro com um vinho suave. Deixar em repouso, por 4 dias, coar, tomar 1 colher 4 vezes ao dia. Fazer uma pausa de 10 dias e repetir a dose. Se não houver cura repetir a receita novamente
81
Limeira: Preparar um chá, com 10 cm de raiz de limeira, por um litro de água. Tomar uma xícara, 3 vezes ao dia
DOR DE CABEÇA
82
Nada mais desagradável e baixo astral que uma dor de cabeça inesperada, principalmente quando temos tanta coisa a fazer pela frente ou estamos nos preparando para uma diversão. Além de tirar a disposição, a dor de cabeça acaba com o humor da pessoa. Se não tiver um analgésico para tomar ou preferir usar um tratamento menos agressivo ao seu corpo, faça a seguinte simpatia.
Num aposento que possa ser escurecido completamente, coloque sete litros de água fria numa bacia juntamente com sete pedrinhas de sal grosso.
Escureça o quarto, depois sente-sena água e fique ali por vinte e um minutos, mesmo que a dor passe antes
83
Cravo da índia: colocar dentro de 3 xícaras de água fria 3 cravos, bem esmagados, durante 15 minutos. Depois tomar
84
Corticeira: ferver, durante 2 minutos, uma folha ou um pedacinho da casca da corticeira em uma xícara de água. Tomar, podendo adoçar com mel
85
Batata inglesa: Cortar em rodelas, 1 batata inglesa e pôr uma pitada de sal. Colocar na testa
86
Café, limão ou laranja: Tomar aos goles, 1 xícara de café preto, quente, adoçado, misturado com uma colher de suco de limão ou de laranja
COLICAS
87
Manjerona, poejo - ferver, durante 3 minutos, em 2 xícaras de água um galhinho de manjerona ou poejo, tomar frio em um dia
COLICAS MENSTRUAIS
88
Louro: ferver durante 3 minutos, 1 folha de louro em 1 xícara de água. Tomar de uma só vez.
89
Funcho: Colocar um punhado de funcho machucado em álcool de farmácia 96, após 1 hora tomar 10 gotas, em meio copo d'água
COLICAS DE BEBES
90
Extrair o suco das folhas de manjerona e com o mesmo esfregar a barriguinha da criança, massageando suavemente
DIABETES
91
Sabugueiro: ferver durante 3 minutos uma folha em 1 xícara de água. Tomar uma xícara por dia durante 90 dias
92
Abacateiro: ralar o caroço de 1 abacate, colocar em um vidro com o suco de 9 limões. Deixar na geladeira durante 9 dias. Coar. Tomar 1 colherinha por dia.
93
Carambola (fruta): Chupar em jejum 1 fruta de carambola por dia. Cuidado ela faz baixar a glicose em pouco tempo
94
Carambola (folhas): ferver 2 folhas em uma xícara de água, durante 3 minutos. Tomar uma ou mais xícaras por dia, conforme se acertar com a glicose
95
Jambolão: Ferver uma folha em uma xícara e água. Tomar uma xícara por dia
96
Nogueira: ferver, durante 3 minutos, 1 folha por xícara de água. Esta chá liquida com a diabete, purificando o sangue
ABCESSO OU TUMORES
97
Cebola branca: Cozinhar uma cebola e colocá-la, cortada em rodelas, sobre o furúnculo ou abcesso
98
Língua de Vaca: lavar bem, uma folha de língua de vaca, secá-la, esmagar nas nervuras, com uma garrafa, aquecê-la no fogão, passar um pouco de banha e colocá-la sobre o furúnculo
99
Babosa: (cataplasma) Pegar uma folha de babosa, tirar os espinhos e esmagá-la bem. Juntar uma colher de mel e uma colher de farinha de trigo. Colocar esta mistura sobre o abcesso ou furúnculo
ACIDO URICO
100
Couve: machucar uma folha e ferver, durante 2 minutos, em 3 xícaras de água. Tomar 1 xícara, 3 vezes ao dia
101
Cipó-cabeludo: ferver um pedaço de 15 centímetros, durante 7 minutos, em 3 xícaras de água. Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia
102
Alho: Esmagar os dentes de uma cabeça de alho. Colocar no álcool. Expor o vidro aos raios de sol, durante 15 dias, sacudindo o vidro, todos os dias. Tomar, em meio copo de água, 5 gotas por dia
ADENOIDES
103
Limão: espremer um limão médio num copo. Colocar uma colherinha de sal. Diluir e pingar uma gota por dia, em cada narina. Molhar o algodão com esta mistura e fazer massagens nos lados das narinas
104
Própolis: Passar essência de própolis, pingar e massagear, por fora das narinas
AFECÇÕES DO BAÇO
105
Alfazema: Aplicar cataplasma quente. Cozinhar uma planta (caule e folhas) e aplicar sobre a região do baço
106
Chá de Alfazema: Preparar o chá, com 2 folhas de alfazema, por xícara de água. Tomar 1 xícara, 4 vezes ao dia
ALCOOLISMO
107
Maracujá: Colocar 3 folhas e 3 flores ou 3 frutos dentro de uma garrafa de cachaça, durante 7 dias. Tomar uma colher pela manhã e uma à tarde
108
Couve: Colocar 3 talos de couve, durante 7 dias, dentro de uma garrafa de cachaça. Tomar uma colher de manhã e uma à tarde
109
Pimentão verde: Colocar um pimentão verde, dentro de uma garrafa de cachaça, durante 7 dias, tomar uma colher de manhã e uma à tarde
110
Cancerosa: Colocar 10 folhas dentro de uma garrafa de cachaça, durante 7 dias. Tomar uma colher de manhã e uma à tarde
111
Guiné: Colocar 3 raízes dentro de uma garrafa de cachaça, durante 7 dias. Tomar uma colher pela manhã e uma à tarde
112
Café e Sal (para passar a bebedeira): Tomar 1 xícara de café forte com sal
ANEMIA E FRAQUEZA
113
Beterraba: Uma beterraba com casca, cortada em rodelas, colocadas em camadas numa vasilha (não de alumínio), com meia xícara de açúcar, deixar em repouso, durante 3 horas, tomar 3 vezes ao dia: adultos, 1 colher e crianças, 1 colherinha
114
Ferro: Pôr um pedaço de ferro, de 4 centímetros, e sem outras misturas, dentro de um vidro de 800 gramas, de melado de cana ou rapadura e encher o vidro com vinho. Deixá-lo exposto aos raios do sol, durante 7 dias. Tomar 1 colher por dia
115
Melado: Tomar uma colher de melado 3 vezes ao dia
116
Mocotó: ferver uma pata de rês, sem casco, até desmanchar. Colocar sal, retirar toda a gordura e comer, uma vez por semana, todas as nervuras, tomando um copo do caldo que restou. Isto reconstitui o cálcio do organismo alivia o cansaço da cabeça
117
Cenoura ralada: Tomar um copo de cenoura ralada, com leite ou com vinho, ou melado, pela manhã
118
Espinafre: Bater no liquidificador, um punhado de cerca de 200 gramas de espinafre. Adoçar com mel e colocar suco de limão. Tomar uma colher 2 vezes ao dia
ANGINA DO PEITO, DORES DO CORAÇÃO, ANGUSTIA
119
Aspargo: ferver durante 5 minutos, uma raiz de aspargo ou raminho, em 1 xícara de água. Tomar 1 vez por dia
120
Pêssego: ferver, durante 10 minutos, 1 caroço de pêssego, em 3 xícaras de água. Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia
121
Jasmim: Ferver, 10 minutos, 3 folhas de jasmim, em 3 xícaras de água. Tomar 1 xícara, 3 vezes ao dia
122
Mel: Tomar uma colher de mel puro, todos os dias
123
Alface: fazer um chá com uma folha de alface, para uma xícara de água. Colocar a folha na xícara e sobre a mesma água fervente. Tampar e deixar em infusão, durante 5 minutos. Tomar uma xícara, 3 vezes ao dia.
NEVRALGIAS
124
Mel: Tomar uma colher de mel puro, todos os dias
125
Alface: fazer um chá com uma folha de alface, para uma xícara de água. Colocar a folha na xícara e sobre a mesma água fervente. Tampar e deixar em infusão, durante 5 minutos. Tomar uma xícara, 3 vezes ao dia.
ARTRITE (reumatismo deformente)
126
Bardana: Pegar 4 ou 5 folhas de bardana e colocá-las uma em cima da outra, cobri-las com um pano e passar ferro quente. Colocar as folhas aquecidas sobre a parte dolorida
CAIMBRAS
127
Mel: Tomar 2 colheres de mel, à noite, antes de deitar
128
Banana: Comer 2 bananas , ao deitar
REUMATISMO NO SANGUE
129
Carrapicho (bardana): Pegar um punhado de 200 gramas de carrapicho ou semente de bardana, parti-las ao meio e colocá-las num vidro de boca larga, com 1 xícara de , mel. Encher o vidro com um vinho suave. Deixar em repouso por 4 dias . Coar. Tomar 1 colher, 4 vezes ao dia. Fazer uma pausa de 10 dias e repetir a dose. Se não houver cura repetir a receita novamente.
130
Limeira: preparar um chá, com 10 cm de raiz de limeira, por 1 litro de água. Tomar 1 xícara 3 vezes ao dia
ATAQUES EPILÉTICOS
131
Pente de macaco: para chá, pode-se usar toda a planta. Pegar um punhado de 200 gramas de folhas, por litro, ou um pedaço de 4 cm de cipó, por litro. Tomar uma xícara de chá, 2 vezes ao dia
132
Essência de cipó de pente de macaco: apanhar 3 punhados de folhas de cipó de pente de macaco, por litro de álcool ou 9 pedaços de cipó , de 4 cm. Colocar as folhas ou cipó num vidro de um litro e encher com cachaça ou álcool de farmácia. Deixar em infusão, durante 4 dias. Tomar com água, 4 vezes ao dia, conforme segue: de 0 a 1 ano de idade, 3 gotas; de 2 a 4 anos, 4 gotas; de 5 a 8 anos 5 gotas; de 9 a 11 anos, 8 gotas; de 15 anos em diante, 10 a 15 gotas
CANSAÇO NAS PERNAS (pernas inchadas)
133
Sal e água: com água morna e sal grosso, fazer uma salmoura e lavar as pernas, deixando-as de molho por 15 minutos
134
Laranjeira e sal: ferver, durante 5 minutos, um bom punhado de folhas de laranjeira, em 3 litros de água e 1 punhado de sal. Depois lavar as pernas, deixando-as de molho por uns 15 minutos
135
Aveia ou lentilha: cozinhar em 3 litros de água, um punhado de sementes de aveia ou lentilha, com um punhado de sal. Depois lavar as pernas, deixando-as de molho por 15 minutos
136
Pão molhado: pôr os pés em cima de 2 fatias de pão molhado em água
137
Vinho, cravo da índia, noz-moscada, erva doce e açúcar: ferver até o ponto de xarope (uns 20 minutos), 1 garrafa de vinho, 1 colher de cravo da índia, meia colherinha de noz-moscada moída, 1 colher de canela em casca, 1 colher de erva doce ou funcho moído e meio quilo de açúcar. Coar, tomar uma colher 3 vezes ao dia, crianças uma colherinha, 3 vezes ao dia
COBREIRO
138
Alho: Esmagar folhas ou dentes de alho e misturar com azeite. Passar no local afetado, 1 ou 2 vezes ao dia
COLUNA (para dor e reumatismo)
139
Composto de Ervas: Colocar em um vidro um punhado de 100 gramas de angico, 50 gr de corticeira, de preferência verdes, 100 gr de mil em ramas, 1 folha de chapéu de couro, 3 folhas de Maria mole, 1 galho de folhas de beladona (virados para baixo, geralmente, com 3 lírios, no final da haste, rosa ou amarelo) e algumas sementes de girassol. Machucar bem as folhas. Encher o vidro com azeite de milho ou de arroz ou de oliva. É anti-inflamatório e anestésico, mas , somente para uso externo.
140
Cloreto de Magnésio: 10 gramas para cada 3 litros de água fervida e fria. Tomar 4 colheres, ou 50 ml , 2 vezes ao dia
141
Fazer escalda-pés, com água morna, durante 30 minutos. Isto alivia a dor da coluna. Esfriando a água colocar mais água quente
142
Corticeira: ferver durante 15 minutos, 3 pedaços médios de casca de corticeira, em 1 litro de água. Tomar 1 xícara, 3 vezes ao dia
143
Corticeira, raiz de funcho, folhas de avenca: ferver 4 pedacinhos de casca de corticeira, 1 raiz de funcho e varias folhas de avenca, em 1 litro de água. Tomar 1 xícara, 2 vezes ao dia
DOENÇA DA GOTA (inflamação nas juntas e tornozelos)
144
Manteiga e vinho: Aquecer 1 xícara de manteiga sem sal. Juntar 1 xícara de vinho. Ferver durante 10 minutos. Deixar esfriar e depois, passar no local dolorido, massageando levemente
145
Óleo de capivara: Misturar álcool canforado com óleo de capivara. Passar no local dolorido, esfregando-o levemente
146
Chapéu de couro: Colocar 3 folhas em 1 litro de cachaça. Deixar em infusão durante 15 dias. Tomar uma colher de manhã e a noite, em meio copo de água. Ou ferver um pedacinho da folha durante 5 minutos, em 1 xícara de água. Tomar 1 xícara de manhã e 1 a tarde
147
Samambaia: ferver um punhado de folhas de samambaia em água e sal. Ensopar uma toalha e colocar no local dolorido, enrolando, por cima, outra toalha seca. Fazer isto em dias alternados, 1 sim e o outro não
DOR DE DENTE
148
É absurdo imaginar que possa haver uma simpatia que restaure um dente estragado ou um nervo exposto. Se a falta de cuidado ou de condições deixou o dente chegar a esse ponto, apenas o dentista poderá eliminar de uma vez por todas o problema. As simpatias poderão apenas amenizar o problema, interromper a crime, mas o problema continuará lá, pronto para explodir novamente. Se você está com dor de dente provocada por um abscesso ou inflamação, corte a crise fazendo o seguinte:
Pegue folhas de batata doce ou de malva, ferva juntamente com vinte e uma pedrinhas de sal grosso, coe num pano e espere amornar.
Faça bochechos com a água morna diversas vezes


ESTUDO

PARA TER SORTE EM PROVAS E CONCURSOS
149
Seis bananas Sta. Catarina ou banana da terra, abra a banana com a faca até o meio (com casca e tudo) ponha mel dentro, ponha em circulo numa bandeja, leve estas bananas e deixe em cima de uma pedra grande, acenda uma vela branca, e faça os pedidos para Xangô; guando tudo der certo vá na mesma pedra e ofereça doze bananas e seis velas em agradecimento

Orientações Gerais:
1)        Quando recolher as plantas ou ervas?
Para secar e guardar as ervas devem ser colhidas, a partir das 9 horas da manhã, para não ficarem úmidas com o orvalho.
Deixá-las secar bem, guardar em vidros bem fechados e rotulá-las, indicando o que contêm, para que servem e como usá-las.
2)        Que folhas juntar?
Escolher sempre as folhas mais "velhas". Não usar folhas com bolor ou com aparência duvidosa.
3)        Como proceder?
Recolher as erva e cobrí-las, para secar, em lugar bem limpo e ventilado, na sombra, pode ser sobre uma mesa.
4)        Como preparar o chá?
Somente algumas plantas são fervidas, as que tem folhas secas e caules duro. O tempo de fervura varia de 5 a 30 minutos. As folhas macias, finas e verdes não devem ser fervidas. Coloca-se água fervente sobre elas, tampa-se e deixa-se em descanso por 15 minutos. Depois o chá pode ser tomado, conforme a receita.